Papa aceita renúncias e faz nomeações para a Argentina


Foto: Sebastian Rodriguez/ Gobierno de Chile
O papa Francisco
 

Papa Francisco não tem data agendada para visitar a Argentina, sua terra natal. Desde o consistório de 2013, quando foi eleito sucessor de Bento XVI, o então arcebispo de Buenos Aires não retornou ao seu país.

Mesmo em Roma, distante da Argentina, o santo padre acompanha o país e determina novos rumos para a igreja no país. Recentemente, o papa Francisco acolheu pedidos de renúncia e fez nomeações episcopais.

Santo padre acolheu renuncia de dom Gustavo Óscar Zanchetta, na diocese de Orán, na Argentina. O bispo de 53 anos, foi ordenado bispo em 19 de agosto de 2013, tendo pedido de renúncia aceito pelo santo padre dia 1o. de agosto de 2017. Arcebispo de Corrientes, dom Andrés, será o administrador apostólico até a eleição do novo bispo de Orán.

Dom Hugo Ricardo Araya será o novo bispo de Cruz delEje. Pedido de renúncia Dom Virgínio Domingo Bressanelli foi acolhido e o papa escolheu dom Fernando Martins como novo bispo de Neuquén na Argentina/

Dom Marcelo Daniel Colombo ordena bispo dom Enrique Martins Ossola. O novo bispo auxiliar de Santiago del Estero, na Argentina, foi um dos seminaristas protegidos por Mario Jorge Bergoglio contra a ditatura miliar, no Colégio Máximo, em São Miguel, nos arredores de Buenos Aires. Dom Enrique Martins Ossola será ordenado dia 18 de agosto e será auxiliar de dom  Vicente BokalicIglic, bispo de Santiago del Estero, na Argentina.

Pedido de renúncia do arcebispo dom Alfredo Zecca por motivos de saúde foi acolhido pelo Vaticano. A missa de despedida do arcebispo argentino está marcada para o dia 20 de agosto, as 8 e meia da noite, na Catedral Metropolitana de Tucuman, na Argentina. O arcebispo tem 6 anos no episcopado e completa 68 anos no dia 27 de setembro.

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  © 2012 - O Diário de Barretos - Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Macaúba Web