Quaresma começa com 39 arcebispos eméritos


A arquidiocese de Goiânia manifestou pesar pelo falecimento do arcebispo emérito, dom Antônio Ribeiro de Oliveira, dia 28 de fevereiro.

A missa de corpo presente está prevista para quinta-feira, amanhã, dia 2 de março, na catedral Nossa Senhora Auxiliadora, na cripta da Catedral. Missa as 9 horas, presidida pelo atual arcebispo dom Washington Cruz. Dom Antônio Ribeiro de Oliveira tinha 90 anos e renunciou por idade e maio de 2002.

Com o falecimento do arcebispo emérito de Goiânia, a CNBB registra atualmente 39 arcebispos eméritos.O arcebispo emérito mais velho é dom José Maria Pires, da Paraíba, que completa 98 anos dia 15 de março.

O arcebispo emérito mais novo é dom Antônio Carlos Altieri, de Passo Fundo, com 65 anos de idade.

O arcebispo mais recente a assumir foi dom Júlio EndiAkamine, em Sorocaba.

A posse de dom João Justino de Medeiros Silva como Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros em Minas Gerais será dia 13 de maio.

Hoje, quarta-feira de cinzas, a igreja pede jejum e abstinência. A mineira Adélia Prado confessa em poema ser difícil o jejum quaresmal, "destacando que fantasias de privação me atrasam a santidade". Entretanto, acrescenta que a via que entendo é oferecer a Deus diante da cruenta paixão "minha colher de açúcar".





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  © 2012 - O Diário de Barretos - Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Macaúba Web