Barretos registra maior temperatura em alerta da Defesa Civil
O Diário - 18 de fevereiro de 2025

CALOR: Alta temperatura também registrada em Barretos e defesa civil orienta. Na foto Ricardo Maia
Compartilhar
Os próximos dias em Barretos serão marcados por temperaturas ainda mais elevadas, conforme previsão do site meteorológico Climatempo. No início da semana, a Defesa Civil emitiu um alerta para todo o estado sobre a onda de calor intenso, com temperaturas podendo atingir 38ºC em algumas regiões. A previsão de máxima para Barretos e região era para 34ºC. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, a elevação das temperaturas é resultado da influência de uma massa de ar quente, que deverá persistir até, pelo menos, a quarta-feira (19).
Segundo o Climatempo, na quarta-feira, os termômetros em Barretos deverão registrar mínima de 22ºC e máxima de 38ºC. Na quinta-feira, a temperatura máxima poderá atingir 39ºC, com sensação térmica ultrapassando 41ºC. As mínimas variarão entre 22ºC e 24ºC. A partir de domingo, espera-se uma queda nas temperaturas, com a máxima reduzindo para 32ºC, encerrando a semana de calor intenso.
Segundo Ricardo Maia, coordenador da Defesa Civil, Barretos já atingiu a temperatura máxima prevista no alerta, alcançando os 38ºC. Diante disso, o órgão reforça as recomendações para proteção e cuidado com a saúde da população. O alerta da Defesa Civil segue válido até esta quarta-feira (19), com possibilidade de prorrogação até sexta-feira (21), caso as condições climáticas persistam.
A população deve seguir recomendações como manter a hidratação constante, os ambientes ventilados, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação. A prática de exercícios físicos ao ar livre também deve ser evitada nesses horários. Além disso, a Defesa Civil alerta sobre os riscos de deixar animais dentro de veículos, onde a temperatura pode subir rapidamente e causar danos fatais. O órgão estadual também atua com medidas emergenciais, como distribuição de água potável e instalação de bebedouros públicos.
Outro fator importante é a possibilidade de pancadas de chuva durante o período de calor intenso, devido à chegada de massas de ar úmido. Assim, a Defesa Civil orienta para que a população fique atenta aos comunicados do órgão. Em caso de emergência, a Defesa Civil está disponível 24 horas pelo telefone 199.
OUTRAS REGIÕES
O calor extremo também impacta outras regiões do estado de São Paulo. As temperaturas máximas devem atingir 38ºC na região de Itapeva e no Vale do Ribeira, 36ºC na Baixada, enquanto na região metropolitana da capital paulista e nas regiões de Sorocaba e Campinas a máxima deve ficar em torno de 33ºC.