Esqueci minha senha
Empresa realiza ações para prevenção de queimadas em Barretos e região

luis.martins - 3 de agosto de 2022

Governo de SP emite alerta para risco de incêndio na região de Barretos

Tereos está empenhada nas ações de combate e prevenção a queimadas

Compartilhar


A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia do país, realiza continua nesta quinta (4) e sexta-feira (5) a ação de pedágio para conscientização da população em geral sobre como prevenir potenciais focos de incêndio em áreas verdes e canaviais. O objetivo é minimizar os impactos da estiagem no meio ambiente. A iniciativa será realizada em pontos estratégicos de oito cidades próximas das unidades industriais da Tereos: Olímpia, Tanabi, Colina, Guaíra, Guaraci e Pitangueiras, além de Barretos e Rio Preto. Serão distribuídos materiais informativos, com dicas sobre como evitar incêndios em áreas próximas a rodovias, bem como regiões verdes localizadas em áreas urbanas, além de “lixocar” com porta-bitucas de cigarros.

Nesta safra, a Tereos antecipou sua campanha de prevenção e combate a incêndios, com o intuito de reforçar a conscientização sobre os principais causadores de focos de incêndio e como preveni-los. Durante a campanha, a empresa visa contemplar a conscientização de diferentes públicos, como população ribeirinha, pescadores, estudantes de escolas das regiões onde a empresa atua e população em geral, reforçando a importância das ações preventivas e cuidados necessários. 

Além das campanhas de conscientização, a Tereos conta com uma série de soluções e projetos internos para diminuir a incidência de incêndios em seus canaviais. Uma das principais ferramentas é o monitoramento das áreas via satélite, que permite acompanhar áreas de maior risco e, até mesmo, detectar focos de incêndio com mais agilidade – atualmente, o tempo de detecção é de, em média, quatro minutos – o que contribui para reduzir a extensão das áreas impactadas.

Além disso, a Tereos conta com ações no campo, como checklist e limpeza de aceiros, rondas internas e colheita antecipada em áreas estratégicas. As iniciativas, em conjunto, permitiram a redução de 52% na extensão de canaviais queimados na safra 21/22.