Esqueci minha senha
Polícia Civil identifica e prende integrantes de quadrilha de furto de gado

luis.nascimento - 19 de agosto de 2022

quadrilha

Caminhão utilizado no transporte do gado furtado também foi apreendido

Compartilhar


Três suspeitos foram presos durante operação realizada em Barretos

A Polícia Civil através da DIG (Delegacia de investigações Gerais) de Barretos e Delegacia de Polícia de Olímpia, com apoio do DEINTER – 5 (São de José do Rio Preto), desencadeou na manhã de sexta-feira (19), em Barretos, uma operação visando deter uma quadrilha especializada no furto de gado.

  A ação coordenada pelo delegado Rafael Faria Domingos, cumpriu três mandados de prisão temporária contra três suspeitos com idades de 23 e 25 e 59 anos, moradores nos bairros Pimenta, Santa Helena e Dom Bosco, além de 9 mandados de busca e apreensão.

Na casa de um dos suspeitos, os policiais apreenderam sacos contendo defensivos agrícolas que ele não soube informar a procedência.

O trabalho de investigação teve início, após a DIG de Barretos, tomar conhecimento do que no dia 11 de maio, desconhecidos haviam subtraído 7 cabeças de gado num sítio neste município.

Os investigadores conseguiram identificar, os  três autores do crime, sendo apurado através de troca de informações com policiais civis de Olímpia, que os mesmos indivíduos participaram de um furto de 12 cabeças de gado, no dia 25 do mês passado, em um sítio naquele município.  

Os policiais levantaram que a quadrilha durante o dia, rondava a zona rural dos municípios da região, para identificar potenciais vítimas e a noite retornavam com um caminhão e praticavam o furto.

Diante dessas informações, a Polícia Civil representou junto a Justiça, que expediu os mandados de prisão e de busca e apreensão, cumpridos na sexta – feira (19).

Os três detidos irão responder pelos crimes de Associação Criminosa e furto qualificado e foram encaminhados para a cadeia de Colina.

As investigações prosseguem visando a localização do gado subtraído e seus receptadores, além de identificar o dono dos defensivos agrícolas para apurar se são objetos de furto ou roubo.

“ Nós apuramos o envolvimento dessas três pessoas, e concluímos que elas integram essa associação criminosa, que a gente chamava antigamente de quadrilha, que se dedica ao furto de gado. Eles fazem o levantamento durante o dia em sítios e fazendas da região   durante a noite, eles retornam com caminhão e furtam essas cabeças de gado e possivelmente as levam para algum receptador, que agora as investigações prosseguem para ser identificado. Na casa de um dos investigados foram apreendidos insumos, inseticidas utilizados em lavoura, que a gente investiga para saber se foram furtados ou roubados de alguma fazenda ou de algum sítio. O sujeito mais velho é conhecido pela prática de furto de gado, ostenta diversas passagens por furto de gado. Agora com esse trabalho em conjunto com a Delegacia de Polícia de Olímpia, ele permanece preso até o fim das investigações, e possivelmente a autoridade policial de Olímpia, deve pedir a prisão preventiva dele”, disse o delegado Rafael Faria Domingos.  

Sacos contendo defensivos agrícolas encontrados pelas equipes da Polícia Civil