Esqueci minha senha
Programa Vida Longa viabiliza moradias especiais para idosos

O Diário - 30 de agosto de 2022

Programa Vida Longa viabiliza moradias especiais para idosos

Paula Lemos, secretários estaduais e presidente do CDHU entregaram conjunto habitacional Vida Longa (Foto: André Monteiro)

Compartilhar


Prefeita Paula Lemos e autoridades do Estado entregam chaves para moradores


A prefeita Paula Lemos e os secretários estaduais Flávio Amary (Habitação) e Rubens Cury (Desenvolvimento Regional) entregaram o conjunto do programa Vida Longa, com 28 casas construídas no bairro Jockey Club. Barretos foi uma das primeiras cidades do estado a receber casas do programa. O presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Silvio Vasconcellos esteve presente na cerimônia.
O Vida Longa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltado para idosos em situação de vulnerabilidade, que se inscreveram, passaram por entrevistas e triagem realizadas pela equipe da secretaria municipal de Assistência Social.
“Estou muito feliz de saber que 28 pessoas vão ter o seu lar, vão poder conviver, ter o sonho realizado. Que Deus abençoe muito vocês. Tenho certeza que aqui vai ser um cantinho de amor”, afirmou Paula.
O conjunto entregue teve investimento de R$ 2,8 milhões. As 28 casas horizontais ficam voltadas para um mesmo espaço central, com equipamentos para atividade física. Árvores já foram plantadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente, e a prefeitura planeja fazer uma horta comunitária.

Casas horizontais construídas no bairro Jockey Clube para idosos


As moradias já são entregues pelo governo com itens básicos como fogão, geladeira, cama, mesa, armário, além de serem equipadas com energia solar e contarem com internet gratuita. Têm porta com acessibilidade, barras para apoio e um sistema de alarme, que o idoso pode acionar em caso de emergência. Há um salão em que podem ser feitas atividades coletivas e onde é instalada uma televisão, embora os moradores também possam ter, em seu espaço, televisor próprio.
O município é responsável pelos custos de manutenção do conjunto e, a partir de chamamento público, contratou o Instituto Amor para cuidar do local. A entrega oficial dos imóveis ocorreu na última sexta-feira (26).