Lei regulamenta investimentos privados em ferrovias
Adelaide Lavanini - 24 de outubro de 2022

Lei regulamenta investimentos privados em ferrovias
Compartilhar
A regulamentação da Lei das Ferrovias está publicada na edição de segunda-feira (24) do Diário Oficial da União. A norma viabilizará investimentos privados na construção de novos trilhos, no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário, por meio do modelo de autorizações.
Com o marco legal, são regulamentados os novos processos administrativos de requerimento de autorização para exploração de ferrovia e de chamamento público de interessados na obtenção de autorização para a exploração indireta de ferrovias federais não implantadas ou em processo de devolução ou desativação.
Após a regulamentação, a expectativa é que seja aumentada a disponibilidade operacional das ferrovias brasileiras e que a malha ferroviária federal seja expandida significativamente, auxiliando na retomada do crescimento econômico e na geração de empregos. Até setembro, o Governo Federal já registrou 89 pedidos de entes privados em atuar no setor, em todas as regiões do país e com investimento estimado de R$ 258 bilhões. Até o momento, são 27 contratos assinados entre a União e proponentes, que receberam a devida autorização federal para implantar novas estradas de ferro.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>