Esqueci minha senha
Novembro Azul reforça cuidados com a saúde do homem

O Diário - 6 de novembro de 2022

Novembro Azul reforça cuidados com a saúde do homem

Médico uro-oncologista Roberto Dias Machado atua no Hospital de Amor

Compartilhar


Câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). O Ministério da Saúde aborda, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer.

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.A campanha Novembro Azul tem o intuito de gerar mobilização e conscientização em relação ao câncer de próstata, a saúde física e mental dos homens.

Segundo o médico uro-oncologista do Hospital de Amor, Roberto Dias Machado, o câncer de próstata é muito comum, sendo a segunda causa de óbito entre homens acima de 55 anos. “A doença é muito comum, de cada seis homens um terá o câncer de próstata durante a sua vida. É uma doença que tem altas taxas de cura quando diagnosticada em fases iniciais”, explica.

O médico afirma que a doença é assintomática na sua fase inicial, porém em fases mais avançadas o paciente pode evoluir com dor, sangramento e dificuldade para urinar. Os principais fatores de risco são: idade acima dos 50 anos; histórico familiar de câncer de próstata e população afrodescendentes.

Os exames para o diagnóstico precoce do câncer são o PSA total, exame de sangue, e o toque retal. Segundo o especialista, a associação entre os dois exames é fundamental para avaliação e detecção da doença.

As principais orientações para a saúde masculina são praticar atividade física regular, controle glicêmico, controle da pressão arterial, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, assim como realizar avaliações urológicas anuais. Quanto a saúde mental o médico orienta “diminuir os momentos de estresse e intensificar os momentos de lazer”.