Esqueci minha senha
Polícia Civil prende quadrilha de caminhoneiros responsável por desvio de cargas

O Diário - 7 de fevereiro de 2022

Polícia Civil prende quadrilha de caminhoneiros responsável por desvio de cargas

Polícia Civil prende quadrilha de caminhoneiros responsável por desvio de cargas

Compartilhar


A Polícia Civil de São Paulo, através da Delegacia de Investigações Gerais de Barretos (DIG), com apoio de agentes das Polícia Civis dos Estados do Paraná, Maranhão e Ceará, bem como do município paulista de Santa Bárbara D'Oeste, desencadeara na manhã desta segunda-feira (7), a chamada "Operação Fake", relacionada a uma estruturada quadrilha de caminhoneiros investigada por desviar as cargas por eles transportadas.

 

As investigações se iniciaram a partir de um falso boletim de ocorrência de roubo, apresentado por um motorista à empresa proprietária da carga, apurando-se que, em verdade, o caminhoneiro havia desviado a carga de óleo a ele confiada.

 

Através de técnicas investigativas, os agentes da DIG de Barretos detectaram e identificaram a existência de um núcleo, integrado por caminhoneiros, os quais desviavam as cargas a eles confiadas e, em seguida, procuravam Delegacias de Polícia do Estado de São Paulo para noticiarem falsamente terem sido vítimas de supostos roubos à mão armada. Em outros casos, os criminosos falsificavam literalmente o boletim de ocorrência e apresentavam às empresas vítimas, para justificarem a não entrega da mercadoria no destino.

 

Durante os trabalhos foram identificadas ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, isto em diversas regiões do Estado de São Paulo. Estão envolvidos nessas fraudes, ao menos 24 motoristas, os quais se alternavam em diversos caminhões, preferindo cargas de alimentos e bebidas, as quais são mais facilmente vendidas no mercado clandestino.

 

Diante disso e da apuração do possível envolvimento dos motoristas com o esquema criminoso, a autoridade policial que presidiu as investigações representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias.

 

Assim, logo no início da manhã desta segunda-feira, diversas equipes de agentes das Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Ceará e Maranhão saíram às ruas para darem cumprimento aos referidos mandados, sendo as diligências realizadas nos seguintes municípios:

 

01. Santa Bárbara D'Oeste - SP;

02. Arapongas - PR;

03. Bela Vista do Paraíso - PR;

04. Rolândia - PR;

05. Apucarana - PR;

06. Londrina - PR;

07. Ibiporã - PR;

08. Mandirituba - PR;

08. São José dos Pinhais - PR;

09. Fazenda Rio Grande - PR;

10. Curitiba - PR;

11. Balsa Nova - PR;

12. Campo Largo - PR;

13. Matinhos - PR;

14. Cruzeiro do Oeste - PR;

15. Fortaleza - CE; e

16. São Luís - MA

 

O resultado final da operação será posteriormente reportado pelo delegado Rafael Faria Domingos, titular da DIG de Barretos e responsável pela investigação. O nome atribuído à operação remete à palavra inglesa correspondente a "falso", em alusão às falsas comunicações de crimes e falsificações de boletins de ocorrência perpetradas pelos investigados.