Esqueci minha senha
Consórcio apresenta ações para iluminação, segurança e tecnologia

Adelaide Lavanini - 14 de março de 2023

Compartilhar


Projeto Barretos Cidade Inteligente tem concessão autorizada para 25 anos

Representantes do Consórcio IP Barretos apresentaram planos de ações contempladas no projeto Cidade Inteligente. A iniciativa será executada por PPP (Parceria Público Privada) e abrange troca de lâmpadas de vapor de sódio por LED nos 23.615 pontos de iluminação pública; implantação de infraestrutura de telecomunicações; vídeo monitoramento com 84 câmeras de segurança em 40 pontos estratégicos, internet grátis em 28 pontos da cidade e criação de usina solar fotovoltaica. A concessão por 25 anos pretende gerar soluções inovadoras para sustentabilidade, gerar economia aos cofres municipais e ampliar a qualidade dos serviços à população. O representante Magno Mariano, informou que o grupo passa a atuar imediatamente assumindo a iluminação pública de praças e monumentos. “Serão seis etapas até assumirmos a iluminação pública como um todo”, disse. O consórcio assumirá a manutenção da iluminação em até 60 dias e prevê seis meses para a substituição de lâmpadas e modernizar o sistema de energia pública. “Os outros itens vamos implantar paralelamente para trazer melhoria na qualidade de vida da população”, disse.

PRAZO: O diretor-presidente do projeto, Edson Neves, informou que o Consórcio é formado pela união de quatro empresas que já atuam juntas em outros Estados. “Barretos é um projeto desafiador e que vai deixar a cidade mais segura, iluminada e tecnológica”, destacou. “É uma situação inovadora e de vanguarda e estamos aqui justamente por acreditar em novos desafios”, acrescentou. Segundo Edson, a prefeita Paula Lemos solicitou para agosto a implantação das câmeras de segurança que formam a “muralha virtual. “É um prazo desafiador, mas tenho compromisso com a prefeita de tentar que isso aconteça, se não for completa pelo menos uma boa parte”, ressaltou.

DIA HISTÓRICO: A prefeita Paula Lemos declarou que o dia 13 de março é histórico para cidade. “Daremos um pontapé inicial e daqui cinco anos com certeza a população vai perceber todos os benefícios dessa parceria”, afirmou. A chefe do Executivo informou que Barretos passa a ser a primeira “cidade inteligente” do Estado. “Vamos mudar o paradigma do município e seremos referência para outras cidades”, destacou.

CAUTELA: O secretário municipal de finanças, Fernando Soares, destacou que a prefeitura fez várias pesquisas para chegar ao projeto final. “Nós pesquisamos possibilidades e descobrimos a PPP da Cidade Inteligente em Minas Gerais, estudamos e cumprimos todas as etapas em dois anos”, acrescentou. O Consórcio IP Barretos venceu a licitação com proposta de R$ 768.043,24 mensais e deverá implementar todas as ações em 13 meses.

https://youtu.be/boGJ5KrUdOY