Esqueci minha senha
Médicos defendem ampliação da prevenção do câncer de colorretal em curso no HA

Roberto José - 23 de março de 2023

O Hospital de Amor recebeu ontem um curso de Colonoscopia e o Mutirão do Março Azul de prevenção ao câncer de colo retal desenvolvido pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), em parceria com o Hospital de Amor.

Médicos que participaram do curso em Barretos (Foto - Tininho Júnior)

Compartilhar


Precisamos chamar a atenção da sociedade para a prevenção, afirma Dr. Tomazo

O Hospital de Amor recebeu ontem um curso de Colonoscopia e o Mutirão do Março Azul de prevenção ao câncer de colorretal desenvolvido pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), em parceria com o Hospital de Amor. Durante o curso, 24 pacientes foram atendidos pelos especialistas de São Paulo e equipe de Barretos.

Para o presidente da Sociedade Brasileira, o médico dr. Tomazo Franzini, o câncer de colorretal é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens e mulheres no país. “Precisamos agir através de esclarecimento e conscientizando as pessoas sobre o tipo de sintomas e as faixas etárias para procurar ajuda para fazer exames de rastreamentos. O diagnóstico pode ser constatado através do teste de sangue nas fezes e o exame da colonoscopia, que identifica pequenas lesões da doença no paciente.  Estamos criando não só no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil, essa onda azul de conscientização”, afirmou dr. Tomazo.

O coordenador do departamento de Endoscopia do Hospital de Amor, dr. Cláudio Hashimoto, lembrou que o câncer colorretal tirou a vida recente de duas pessoas ilustres, os ex-jogadores Pelé e Roberto Dinamite. “O número de casos tem subido de forma assustadora, tanto no sexo masculino e feminino. Em Barretos, há 8 anos o Hospital de Amor faz o diagnóstico deste tipo de câncer. No país anualmente, são 20 mil novos casos de câncer e ocupa o terceiro lugar em mortalidade”, explicou dr. Hashimoto.

A médica Kelly Giardina, que faz parte da Sociedade de Endoscopia de São Paulo, afirmou que toda a população acima de 50 anos pode ter acesso aos exames nos postos de saúde de Barretos e região. “Através dessa pesquisa de sangue oculta, o paciente é orientado a procurar o Hospital de Amor para fazer a colonoscopia, que previne o câncer colorretal, tratando as lesões, antes do câncer aparecer, diferente do câncer do câncer de mama e de próstata”, explicou a médica Kelly.

Hoje (24), o curso será realizado no Gastrocentro na Unicamp Campinas e no Hospital das Clínicas de São Paulo.