Esqueci minha senha
Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono

O Diário - 28 de abril de 2023

Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono

Débora Constant Turco, estudante do 11° período do curso de Medicina, orientada pelo prof. Fransergio Emilio Mantovani Cavallari

Compartilhar


Uma boa noite de sono é primordial para a qualidade de vida de todos os seres humanos. A privação ou má qualidade do sono pode acarretar uma série de alterações, como: baixo rendimento nas atividades diárias, irritabilidade, problemas de memória e de concentração e também aumentar o risco para problemas cardíacos - como hipertensão e arritmias. Dentre causas de um sono não reparador, encontra-se um distúrbio de oclusão das vias aéreas superiores, chamado de Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS).

A síndrome de apneia do sono ou somente apneia do sono, ainda tem etiologia desconhecida e se consiste em esforços ineficazes para inspiração, e assim, resultam em pausas inspiratórias de 10 segundos até minutos. Esse distúrbio pode ocorrer em qualquer pessoa; entretanto, é mais comum em homens, obesos e de meia idade. 

As queixas mais frequentes de pacientes com apneia, são: hipersonolência diurna, redução da memória, cansaço, indisposição, despertares noturnos com sensação de sufocamento, dores de cabeça matinais e acordar com a boca seca. Junto a isso, geralmente, vem relatos de familiares ou companheiros de quarto que observam roncos em excesso, pausas inspiratórias, múltiplos despertares noturnos e engasgos durante o sono do indivíduo acometido.

Caso haja suspeita de Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono, é necessário procurar um médico que seja, principalmente, de alguma dessas especialidades: medicina do sono, otorrinolaringologia, neurologista ou pneumologista, que irá avaliar a qualidade do sono através de um exame chamado de polissonografia. A partir disso, o especialista manejará o caso e a melhor forma de tratamento para ele. 

Débora Constant Turco, estudante do 11° período do curso de Medicina, orientada pelo prof. Fransergio Emilio Mantovani Cavallari