Esqueci minha senha
Câmara analisa parecer de projeto sobre segurança armada nas escolas

Adelaide Lavanini - 30 de abril de 2023

Decreto do Legislativo concede diploma “Garotas Brilhantes”

Câmara analisa parecer de projeto sobre segurança armada nas escolas

Compartilhar


Comissão vê inconstitucionalidade na proposta apresentada no Legislativo

Os vereadores devem analisar em discussão única o parecer ao projeto sobre a implantação de segurança armada nas escolas. A Comissão de Justiça e Redação alegou inconstitucionalidade e deixou a deliberação final a cargo do plenário. 


A proposta do vereador Rodrigo Malaman (PSDB) prevê que as escolas da rede pública municipal devem, obrigatoriamente, contratar serviços de segurança armada feita por agentes públicos qualificados e adequadamente formados para exercerem a função. Segundo o projeto, o serviço deverá ser especializado na prestação de vigilância e segurança patrimonial ostensiva e armada, em conformidade com a legislação federal pertinente.


Cada unidade educacional deve possuir no mínimo um segurança em atividade durante todo o expediente escolar e em todo o ano letivo. O Poder Público poderá contratar empresa especializada em prestação de serviços, vigilância armada, estabelecer parceria com a Polícia Militar ou viabilizar os cargos de provimento efetivo da Guarda Civil criados por Lei Complementar.

PARECER: A Procuradoria Jurídica do Legislativo opinou pela inconstitucionalidade ao apontar que o projeto não prevê impacto financeiro e que a contratação, seja terceirizada ou por concurso público, deve ser feita pelo município. O parecer também demonstra “afronta ao princípio da separação dos poderes” por violar artigos da Constituição Estadual. “Ainda que a lei contenha autorização ou permissão, houve invasão manifesta da gestão pública”, finaliza o parecer.

SESSÃO: Devido ao feriado do dia 1º de maio, a sessão ordinária foi transferida para terça-feira (2), a partir das 18 horas.