Esqueci minha senha
VÍDEO: Sindicalista defende normas para ampliação no funcionamento do comércio

Adelaide Lavanini - 28 de junho de 2023

Compartilhar


Categoria espera que obrigatoriedade de dois turnos conste em convenção coletiva

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Joel de Paula, defende que normas sejam colocadas em convenção coletiva para ampliação no funcionamento do comércio. De acordo com ele, o Sindicato não é contra o expediente das 8 às 22 horas, conforme proposta em tramitação na Câmara.

https://youtu.be/YYSQqt5TIw0



“Barretos por ser estância turística é interessante ter esse horário diferenciado e entendemos que o crescimento é importante”, afirmou. Segundo Joel, a convenção deve conter obrigatoriedade de dois turnos de trabalho e garantir que os empregados sejam liberados nos feriados de Ano Novo, Natal, Dia do Trabalho e Dia de Nossa Senhora Aparecida. “Importante que se coloque os dois turnos, pode acontecer de muitos empregadores colocarem um trabalhador às 8h00 e só liberar às 22 horas”, afirmou.

“Queremos que esses quatro feriados sejam respeitados, mas é importante diferenciar que o projeto é de abertura do comércio e não sobre o labor dos trabalhadores que é decidido em convenção”, acrescentou. O sindicalista aguarda que o sindicato patronal concorde com essas normas e assine a convenção coletiva. “Muitos pais de família estão há nove meses sem o aumento de 8,83%, algumas empresas já aplicaram, mas outras não” afirmou.


Joel de Paula também manifestou no projeto de lei enviado à Câmara e que trata da abertura facultativa do comércio das 8 às 22 horas. “A parte patronal poderia incentivar o trabalhador com um aumento maior na próxima convenção, se quer uma cidade em crescimento e diferenciada então que se ofereça esse índice maior”, finalizou.