Esqueci minha senha
A lista do Gente que é Notícia

O Diário - 11 de novembro de 2023

A lista do Gente que é Notícia

A lista do Gente que é Notícia

Compartilhar


O Grupo Monteiro de Barros deu início às consultas para elaboração da lista do Gente que é Notícia 2023. Como tradicionalmente acontece, a contribuição vem dos diferentes setores e chega ao Centro de Informações e Cultura dom José de Mattos Pereira como “novidade, surpresa e reconhecimento”.

Como todo ano, uma tradição envolve o processo de escolha da relação. Num primeiro momento, nunca se pensa na escolha de “dez boas notícias”. Porque a visão está sempre marcada pela “má notícia”, pelas tragédias e decepções, crises e quedas, jamais se imagina a possibilidade de “completar a lista oficial”.

Se todo ano o fenômeno de indicação de dez nomes parece impossível, sempre acontece de ultrapassar o limite. Isto acontece como “um exercício” de maturidade da comunicação, como sinal de aptidão histórica e como símbolo do diploma idealizado por Monteiro Filho e Ruy Menezes no início da década de 60.

Ninguém pensa ser possível dez nomes. Ninguém imagina ser possível deixar qualquer um de fora. Antes, impossível dez notícias. Depois, incrível cortar uma boa notícia. A tarefa é o grande segredo da arte de selecionar pontos positivos, fatos relevantes e trajetórias extraordinárias, não somente em 2023, mas num conjunto de atos e gestos transformadores na vida.

O jornalista Luiz Carlos Fabrini deixou registrado em suas crônicas e livros recomendações fortes e vivas para os barretenses. “Viver é um aprendizado constante. As principais lições são dadas pela natureza”, afirmou o acadêmico. O Gente que é Notícia retoma o idealismo expresso pelo Grupo Monteiro de Barros, valorizando sempre a pessoa humana. É preciso primeiro ser “gente” para depois ser “notícia”, no significado expresso da homenagem. A diplomação 2023 será realizada na primeira quinzena de dezembro, atendendo a agenda de eventos deste ano.