Relíquias do beato Carlo Acutis peregrinam pelo Brasil
Diocese de Barretos - 7 de maio de 2022
beato Carlo Acutis
Compartilhar
Pelas mãos do padre Fábio Vieira, da diocese de Corumbá (MS), relíquias do beato Carlo Acutis estão andando por todo o Brasil desde que o jovem se tornou beato em 2020. A partir de maio, a peregrinação será na região Sul do país. Para o sacerdote, a devoção ao beato Acutis “acrescenta muito”, sobretudo aos jovens, “porque ela é fruto dos nossos tempos”.
Carlo Acutis foi um jovem que levou uma vida de virtudes heroicas no cotidiano. Nascido na Inglaterra e criado na Itália, ele se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte. Ficou conhecido por sua alegria e por suas habilidades com o computador, bem como por sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central em sua vida. Carlo morreu com 15 anos, no dia de Nossa Senhora Aparecida, na Itália, devido a uma leucemia.
Padre Fábio Vieira, pároco do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário (MS), conheceu a história de Carlo em 2011, por meio de um encarte. Admirado pelo testemunho do jovem, pouco tempo depois padre Fábio teve contato com a mãe de Carlo, Antônia Acutis, e logo começou uma profunda amizade que o levou a passar temporadas e uma jornada de um ano em 2020 na casa da família, por ocasião da pandemia na Itália.
Os encontros com a família de Carlo aconteceram antes mesmo dele se tornar conhecido no mundo todo. O sacerdote esteve ao lado da família em todo o processo de beatificação na Congregação para a Causa dos Santos. A beatificação de Carlo aconteceu após o reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu no Brasil. O menino Matheus, de Campo Grande (MS), foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular após tocar uma relíquia de Acutis.
Padre Fábio passou por vários estados do nordeste e sudeste com as relíquias de Carlo: fios de cabelo e um pedaço da roupa que ele estava usando no dia de sua morte. Em maio, a peregrinação será na região sul, onde participará de programas de televisão católicos e encontros com a juventude.
Fonte: ACI Digital