Polícia Civil deflagra 2ª Fase da Operação “Heres”
luis.nascimento - 21 de novembro de 2023
Material apreendido durante a Operação Heres em Colina (Foto: Divulgação)
Compartilhar
A ação policial culminou com a prisão de três dos quatro investigados
A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Colina, deflagrou na manhã de terça – feira (21) naquele município, a 2ª Fase da Operação “Heres” (que em latim significa herdeiro), que investiga quatro suspeitos, nos crimes de organização criminosa, usura, lavagem de dinheiro dentre outros.
O trabalho de investigação, iniciado há dois anos, e coordenado pelo delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho foi desenvolvido em conjunto com o Ministério Público através da Promotoria de Justiça de Colina.
As investigações apontaram o envolvimento do grupo em grandes movimentações financeiras ilícitas, especialmente originadas de agiotagem, além da ocultação de origem e propriedade de bens provenientes dos crimes, fato apto a tipificação do crime de lavagem de dinheiro.
A operação realizada com apoio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e da Força Tática da Polícia Militar de Barretos, cumpriu mandados de busca e apreensão, e três dos quatro mandados de prisões temporárias, constatando que um dos investigados encontra-se foragido.
O delegado Gustavo confirmou que as investigações são desdobramento da primeira fase, ocorrida no dia 27 do mês passado, que resultou na apreensão de quatro automóveis de luxo, alguns avaliados em R$ 1 milhão, 7 motocicletas, 1 jet-ski, 3 tratores, 8 armas de fogo e centenas de munições.
Os policiais confirmaram a continuidade das práticas delitivas e identificaram os quatro investigados apurando que eles, se organizavam para os crimes, especialmente a realização de empréstimos de dinheiro com cobrança de juros exorbitantes e prática de extorsões, com retenção de cartões de beneficiários de programas sociais.
Nessa fase da operação, foram apreendidos dois veículos quatro rodas e uma motocicleta, diversos documentos, cheques, cartões, valores em espécie. Todo material foi arrecadado para posterior análise e aprofundamento das investigações.
Veículo apreendido durante Operação Heres na manhã de terça-feira (21)