Esqueci minha senha
Tereos é habilitada como comercializadora varejista no mercado de energia

luis.martins - 8 de dezembro de 2023

A Tereos encerra a safra 2023/24 nesta semana com resultados recordes e 21,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, um aumento de 22% em relação à safra anterior. O mix continua mais açucareiro, com cerca de 67% do total destinado à produção de açúcar – foram produzidos cerca de 1,9 milhão de toneladas de açúcar

Plantação de cana na região de Barretos (Foto: Divulgação)

Compartilhar


Para atender a uma demanda crescente no país, a Tereos habilitou-se junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para atuar na modalidade varejista no mercado livre de energia brasileiro. A empresa é uma líderes em produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana.

Atualmente a companhia é autossuficiente para gerar energia para suas unidades industriais e ainda tem o potencial para produzir cerca de 1.500 GWh por ano de energia excedente para o sistema elétrico.

A empresa usa sua principal matéria-prima, a cana-de-açúcar, para produção de biogás e energia e, com a habilitação concedida pela CCEE, entra em um novo mercado, oferecendo mais uma oportunidade para seus clientes no segmento energético, atuando na comercialização varejista.

Na prática, isso significa que a empresa poderá, a partir de 2024, fornecer energia diretamente para pequenos e médios negócios que estão conectados à alta tensão, como lojas, hotéis ou pequenas indústrias, por exemplo – os consumidores residenciais não poderão ser atendidos dessa forma ainda, pois estão conectados à baixa tensão.

Com a entrada neste segmento, a Tereos projeta destinar no curto/médio prazo pelo menos 10% do seu volume de produção anual para atender à nova demanda. Já do lado do cliente, as vantagens vão desde a redução de custo com energia até a promoção da sustentabilidade, com a aquisição de uma energia limpa e sustentável.