Esqueci minha senha
Santa Casa de Barretos anuncia novas vagas para médicos residentes

Roberto José - 9 de janeiro de 2024

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos começou a divulgar o edital que regulamenta as inscrições em seus projetos de residência médica para 2024, no programa de Medicina de Emergência.

Vista externa da Santa Casa de Barretos

Compartilhar


A Santa Casa de Misericórdia de Barretos começou a divulgar o edital que regulamenta as inscrições em seus projetos de residência médica para 2024, no programa de Medicina de Emergência. As inscrições de médicos que pretendem participar do programa podem ser realizadas até o dia 12 de janeiro e a prova acontece no dia 27 de janeiro, junto com a análise de currículo do médico candidato. Após o resultado divulgado no dia 31, e o prazo para a efetivação das matrículas, os novos médicos residentes passam a atuar no hospital a partir do dia 1º de março.

O programa de residência médica da Santa Casa é reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), e oferece vagas nas áreas de medicina de emergência, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva. Durante toda a fase de especialização, os residentes são acompanhados por um preceptor: professor que ensina um pequeno grupo de residentes, focando a prática clínica e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho específico.

O coordenador médico Dr. Pedro Rizzo, pontua que “para abertura de um programa de residência não é tão simples, pois é necessário montar um projeto pedagógico, inserir em um sistema da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, após a inserção no sistema, o projeto entra em um status de “Agendamento de Visita”, onde a Santa Casa recebe uma visita de médicos avaliadores, a partir daí é que se define se o hospital tem condições para abrir este programa, a solicitação passa então em plenário da Comissão Nacional de Residência Médica – CRM, a qual dará ou não autorização da abertura do programa”, explica.

 O coordenador do Coreme da Santa Casa, Helton Mondine Santos, explica que “atualmente são 88 médicos realizando sua residência na Santa Casa de Barretos, em 15 especialidades, circulando nas áreas clínicas e cirúrgicas. Em fevereiro de 2024 serão formados 19 médicos residentes, todos aptos para o mercado de trabalho, ou para realizar uma subespecialização, ou seja, uma nova residência. Também temos aqueles que a Santa Casa, em sua necessidade, absorverá para seu corpo clínico”, diz ele.