Esqueci minha senha
Saúde ocular: a importância dos cuidados com as lentes de contato 

O Diário - 25 de fevereiro de 2024

Saúde ocular: a importância dos cuidados com as lentes de contato 

SAÚDE: Os oftalmologistas dr. Fernando Heimbeck e dra. Daniela Monteiro de Barros, especialistas em oftalmologia pelo Willis Eye Hospital, no Estados Unidos, são orientadores da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Facisb (LAOF)

Compartilhar


Uso correto requer atenção e procedimento deve seguir recomendação de Oftalmologistas

As lentes de contato surgiram por volta de 1930 e podem ser usadas para corrigir problemas visuais ou estéticos. Seja por estética ou por transtornos da visão, o uso requer cuidados e é fundamental a orientação de um oftalmologista. A colocação é dos oftalmologistas Dra. Daniela Monteiro de Barros (CRM 109.939) e o Dr. Fernando Heimbeck (CRM104.673). Os médicos, especialistas em Oftalmologia pelo Wills Eye Hospital, nos Estados Unidos, explicam os principais cuidados a serem adotados para garantir o bem estar das pessoa que utilizam Lentes de Contato

O DIÁRIO: Qual a recomendação sobre o uso de lentes de contato?

DRA. DANIELA:  Antes de optar por elas, é importante conversar com o médico para avaliar o caso e recomendar a melhor lente, de acordo com a rotina e a saúde ocular do paciente. As lentes de contato podem auxiliar na correção de distúrbios de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).  Segundo dados da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato), cerca de 140 milhões de pessoas no mundo usam lentes de contato. No Brasil, são quase 2,5 milhões de usuários; nos Estados Unidos aproximadamente 45 milhões e na Suécia 30% da população usa lentes de contato.

O DIÁRIO: Qual o risco do uso, por exemplo, de um tipo inadequado de lentes de contato?

DR. FERNANDO: Quem usa lente de contato no dia a dia sabe como são cômodas e fáceis de adaptar, mas é aí que mora o perigo. A praticidade que o uso proporciona pode levar a descuidos, que por sua vez prejudicam, e muito, a saúde dos olhos. Usar e cuidar adequadamente das lentes de contato é fundamental para manter os olhos saudáveis ​​e prevenir infecções oculares. No entanto, a maioria dos usuários não praticam a higiene adequada e, de acordo com uma pesquisa norte-americana, 90% apresentam comportamento de risco que favorece inúmeras infecções.

O DIÁRIO: Qual a principal diferença em relação aos cuidados, por exemplo, com uso de óculos?

DRA. DANIELA: Diferentemente dos óculos, as lentes de contato estão em contato direto com os olhos e sofrem interferências de fatores fisiológicos, como a própria lágrima, e também ambientais, como a poluição e agentes infecciosos. Por essas e outras razões é importante estar atento à higienização, armazenamento e prazo de validade das lentes.

O DIÁRIO: Pode-se dormir ou mesmo cochilar frequentemente com as lentes?

DR. FERNANDO: Um terço dos usuários de lentes de contato já dormiram ou cochilaram uma ou duas vezes com lentes de contato. Quando se dorme usando as lentes, você está privando a sua córnea de receber o oxigênio adequado. Além disso, as chances de contrair uma infecção são altas, já que as lentes podem conter bactérias por não estarem limpas ou porque estão há muito tempo nos olhos. Ao dormir com a lente de contato, o usuário aumenta entre 8 e 10 vezes o risco de uma infecção

O DIÁRIO: Qual o intervalo recomendado para trocar as lentes?

DRA. DANIELA: Lentes de contato vencidas perdem a função oftalmológica e acumulam proteínas, bactérias e fungos, gerando consequências graves aos olhos. Assim como as lentes acumulam bactérias com o passar do tempo e precisam ser descartadas, de acordo com o prazo de validade, os estojos também precisam de atenção. Se não forem higienizados adequadamente e trocados a cada três meses, podem contaminar as lentes de contato e prejudicar seus olhos.

O DIÁRIO: É correto usar água para limpar as lentes?

DR. FERNANDO: Água e lentes de contato não se misturam. Muitas pessoas que usam não sabem que as lentes de contato e a água são uma combinação ruim - mesmo ao tomar banho, nadar ou usar uma banheira de hidromassagem. A água pode introduzir germes nos olhos através das lentes. Existem muitos tipos diferentes de microorganismos nocivos  na água que podem causar infecções oculares, mas um germe particularmente perigoso - uma ameba chamada Acanthamoeba - é comumente encontrado em água da torneira, água do lago, água do poço e outras fontes de água. Este tipo de germe causa uma infecção ocular muito grave, chamada Ceratite por Acanthamoeba que pode resultar na necessidade de transplante de córnea ou cegueira.

O DIÁRIO: Em  situações de dor ou irritação nos olhos pode-se continuar usando as lentes?

DRA. DANIELA: O mau uso das lentes pode causar sérios problemas oculares. Pior ainda é continuar usando as lentes de contato se os seus olhos estiverem machucados. Se notar qualquer alteração nos olhos, como: vermelhidão, dor, visão embaçada, sensação de areia, secreção ou sensibilidade a luz, que não melhore ao cessar o uso da lente, procure um oftalmologista o mais breve.

O DIÁRIO: Quais os principais benefícios do uso corrego de lentes de contato?

DR. FERNANDO: Usar lentes de contato tem muitos benefícios em potencial. Aproveite o conforto e os benefícios das lentes, reduzindo a chance de complicações. O paciente que segue as regras de uma boa adaptação raramente terá algum problema. Para aproveitar ao máximo sua experiência de uso sempre pratique hábitos saudáveis ​​e lembre-se de que todos os tipos de lentes de contato - até lentes cosméticas que não corrigem a visão, mas alteram a cor ou a aparência do olho - são indicações médicas e  precisam ser prescritos por um oftalmologista. Também é fundamental a visita ao oftalmologista anualmente ou quantas vezes ele recomendar.