Desafios de 139 anos de emancipação
O Diário - 10 de março de 2024
Desafios de 139 anos de emancipação
Compartilhar
A data de fundação de Barretos é 25 de agosto de 1854, celebrando agora 170 anos. A celebração da emancipação de Barretos é fixada em 10 de março de 1885, marcando hoje 139 anos.
A trajetória da Vila de Espírito Santo de Barretos até 1º de dezembro de 2021, quando se tornou Estância Turística, há pontos históricos, econômicos e cultural, numa verdadeira “espiral” de desenvolvimento, na feliz expressão do inesquecível jornalista Ruy Menezes.
Se há espaço para diferentes estudos e pesquisas para a história e a geografia do passado, maior ainda o “universo” a ser planejado, avaliado e praticado para a construção do presente e do futuro barretense. Os desafios envolvem política e educação, inovação e criatividade, cultura e conscientização. A pauta inclui a Festa do Peão de Os Independentes, a Cidade de Maria, o Hospital de Amor da Fundação Pio XII, a Santa Casa, as universidades públicas e particulares, o ensino médio e primário,
Em sendo um ano eleitoral, mais largo e profundo a exigência de reflexões, debates inteligentes e colóquios saudáveis.
Ao comemorar 139 anos de emancipação, como fomentar a cidadania participativa, o avanço das organizações não governamentais, resgatar a prática esportiva competitiva e retomar as marcas dos produtos de exportação são temas atuais e propositivos. Como fazer o turismo ser fonte de renda e emprego, criar um fluxo de visitantes e logística de prestação de serviço e gerar conceitos de qualidade e receptividade fazem parte da elaboração de aparelhos transformadores sociais e comunitários.
Por serem desafios celebrativos dos 139 anos de emancipação, os alvos são de cidadania plena, democracia participativa e vocação histórica.