Oficina da Operação Estiagem capacita brigadistas de Barretos e região
Roberto José - 18 de abril de 2024
Capitã Lidiara durante abertura da Operação Estiagem em Barretos (Foto - Tininho Júnior)
Compartilhar
Defesa Civil registrou índice menor de queimadas nos dois últimos anos
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo está realizando em 15 regionais do Estado de São Paulo, as oficinas preparatórias da Operação Estiagem 2024. Em Barretos, a oficina teve início ontem e prossegue hoje (19), no auditório do Instituto Federal e tem a participação de 75 integrantes da Defesa Civil de 15 dos 19 municípios da 13ª Região Administrativa, com ausência das cidades de Altair, Cajobi, Embaúba, Pirangi e Vista Alegre do Alto, além da cidade de Franca de outra região do Estado.
A capitã Lidiara Lenarduzzi, que é da coordenadoria estadual da Defesa Civil, afirmou que o treinamento visa capacitar os agentes municipais e os brigadistas para fazerem frente ao período de estiagem e as queimadas. “Eles recebem treinamento teórico e prático. Em 2021 tivemos um ano muito crítico para incêndios, já em 2022 e 2023 foram anos mais amenos para incêndio em vegetação. Mas temos que estar preparados para que eles possam atuar em caso de necessidade”, explicou a comandante.
O tenente João Paulo Bortholin, que é comandante do Posto dos Bombeiros e coordenador adjunto da Defesa Civil, coordena hoje um treinamento de combate a incêndios aos brigadistas de Barretos e região. “Muitos agentes já têm conhecimento de combate a incêndio que foram passados em outras oficinas, mas reforçamos o conhecimento relacionado aos combates direto e indireto ao fogo, regras de segurança e deslocamento no terreno, combate ao fogo e a prevenção como aceiros para segurar o fogo”, explicou.