Esqueci minha senha
Unidades da Tereos recebem Selo Energia Verde da UNICA

luis.martins - 23 de abril de 2024

Estação de energia em unidade industrial da Tereros

Estação de energia em unidade industrial da Tereros

Compartilhar


As unidades Andrade (Colina), Cruz Alta (Olímpia), Tanabi (da mesma cidade) e Vertente (Guaraci) da Tereos receberam o Selo Energia Verde, concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA). As usinas são ligadas à Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia a partir da biomassa da cana-de-açúcar no país.

O certificado é emitido pelo Programa de Certificação da Bioeletricidade da UNICA, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Ao todo, 47 usinas conseguiram o selo neste ano, segundo a entidade. A previsão é que as certificadas produzam quase 9 mil GWh, equivalentes a 30% da geração da Usina Belo Monte em 2023 ou atender mais de 4 milhões de unidades consumidoras residenciais no ano. Além disso, essa geração deve evitar a emissão estimada de 1,8 milhão de tCO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 13 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

As unidades da Tereos também foram homenageadas pelas ações ambientais implementadas ao longo da safra 23/24.


Criado em 2015, o Selo Energia Verde foi o primeiro projeto do mundo focado na produção de energia elétrica estritamente a partir da biomassa da cana-de-açúcar (bagaço, palha e biogás). O certificado é concedido anualmente a usinas produtoras de bioeletricidade associadas à UNICA que cumprem requisitos de geração renovável e de eficiência energética.