Operação especial para organizar fios em postes no município
luis.martins - 6 de maio de 2024
Fios soltos no bairro Nova América, num problema que tornou-se comum em vários locais
Compartilhar
A ação do tempo ou veículos com alturas maiores que as permitidas pelas leis de trânsito podem arrebentar os fios de energia ou de telefonia, deixando cabos soltos pelas ruas. A informação é da CPFL Paulista, citando que feito trabalho constante para organizar os postes junto às empresas de telecomunicações, que são, por normas regulamentadas, responsáveis por seus cabos de telefonia.
De acordo com a CPFL, somente em Barretos, em 2023, foram aplicadas mais de 12,8 mil notificações às empresas com irregularidades em seus cabos de telefonia, um número 890% maior que o registrado em todo 2022.
Além das notificações, a CPFL Paulista retirou, em 2023, mais de 3 toneladas de cabos na cidade de empresas que não cumpriram com a determinação do órgão regulador, após notificações. De janeiro a março deste ano, o volume foi de 2,8 toneladas.
"Essa ação vai ao encontro do nosso compromisso com a segurança da população, por isso temos nos esforçado para eliminar cabos soltos ou caídos em toda a nossa área de atuação”, afirma Kleber de Almeida Araújo, consultor de relacionamento da CPFL Paulista.
ALERTA
A CPFL Paulista orienta seus clientes que, ao identificarem algum cabo rompido ou caído no chão, entrem em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações, que trazem risco a população e a rede elétrica a CPFL, faz a correção em caráter emergencial. Além disso, sempre notifica às empresas de telecomunicação para que regularizem a situação de seus ativos conforme determina a Resolução Conjunta nº 004/2014-ANEEL/ANATEL e Resolução Normativa Aneel Nº 1.044/2022.
A CPFL esclareceu também que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicações e jamais enrolados ou pendurados nos postes.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>