Projeto em discussão permite reutilizar ferrovias ociosas do Estado
adelaide.lavanini - 17 de junho de 2022
DEBATE: Deputados e profissionais especialistas em ferrovias participaram de audiência (crédito Marco Antonio Cardelino )
Compartilhar
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vinícius Camarinha (PSDB), afirmou que projeto de lei de autoria do Governo Paulista vai permitir que a malha ferroviária paulista atualmente ociosa seja reutilizada pela iniciativa privada para diversos fins, como turismo e transporte de cargas e passageiros.
Segundo dados do governo, São Paulo dispõe de 2.390 quilômetros de malha ferroviária ativa e 2.530 quilômetros desativada ou ociosa. O tema foi debatido em audiência pública teve a presença de profissionais da Secretaria de Logística e Transportes do Estado e de outros especialistas da área. O projeto em tramitação na Casa referenda a Lei federal 14.273/21, sancionada no ano passado, que regulamenta a exploração econômica de ferrovias.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate, afirmou que a criação de um plano para a exploração ferroviária deve ser prioridade no Estado de São Paulo. "Planos estratégicos são planos de Estado e não de governo. Não é só o governo do Estado de São Paulo que está fazendo esse plano estratégico, os demais Estados também estão", completou.