Esqueci minha senha
Vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos começa amanhã

luis.martins - 12 de maio de 2024

Secretaria de Saúde informa que imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde e no Postão

Secretaria de Saúde informa que imunizante estará disponível em todas as unidades básicas e no Postão

Compartilhar


A secretaria de Saúde de Barretos inicia a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos a partir desta segunda-feira (13). O atendimento será de segunda a sexta-feira, em todas as unidades básicas de saúde, no período das 8 às 16 horas, e n oPostão (ARE I), das 8 às 12 horas.

IMUNIZANTE

A vacina foi introduzida no Sistema Único de Saúde (SUS) após a confirmação de que é segura e eficaz nas faixas etárias em que é indicada. A De acordo com a secretaria de Saúde, a “Q-denga” deve ser tomada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É indicada tanto para quem que nunca teve a doença, quanto para quem já teve. Em pessoas que tiveram dengue recentemente, recomenda-se o intervalo de seis meses entre a infecção e a aplicação da primeira dose da vacina.

PÚBLICO

No Brasil, foi feita a opção por iniciar a vacinação pelos adolescentes, levando-se em conta que nos últimos cinco anos a contaminação pela dengue tem levado com maior frequência à hospitalização de pacientes nessa faixa etária.

Não é recomendado que a vacina “Q-denga” seja aplicada em gestantes, em mulheres que estejam amamentando ou em pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo as que estejam recebendo quimioterapia ou corticoides sistêmicos em doses elevadas. Também não é indicada para crianças menores de 4 anos e pessoas a partir de 60 anos de idade.

PREVENÇÃO

A secretaria de Saúde barretense ressalta que a vacina protege contra a dengue, mas combater e prevenir a doença é papel de toda a comunidade. Uma das medidas recomentadas é que locais que podem acumular água parada devem ser eliminados para impedir que o mosquito transmissor se reproduza.