Esqueci minha senha
Infectologista orienta sobre início da vacinação contra a Dengue em crianças

Roberto José - 13 de maio de 2024

A Secretaria de Saúde informou que a vacinação contra a dengue destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 aos 14 anos teve 693 doses aplicadas na 1ª dose

Vacina contra a Dengue já está disponível em Barretos (Foto - Tininho Júnior)

Compartilhar


O SUS (Sistema Único de Saúde) incorporou uma nova ferramenta de combate à Dengue, que é a vacina, que já há alguns anos vem provocando epidemias em todo o Brasil e em Barretos. A vacina Q-denga começou a ser aplicada nesta segunda-feira (13) nas unidades de saúde da cidade, foi introduzida após a confirmação de que é segura e eficaz nas faixas etárias em que é indicada.

“Inicialmente com a faixa específica, iniciamos a vacinação do município de Barretos  através das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e a  Secretaria Estadual de Saúde. Nós convidamos e convocamos os pais que possam entrar em contato com as Unidades de Saúde mais próximas para vacinação da faixa etária de 10 e 11 anos. A vacinação será progressiva conforme o recebimento das vacinas”, afirmou Dr. Guilherme Freire, médico Infectologista da Secretaria de Saúde. 

De acordo com o médico, a vacina é uma ferramenta para aumentar essa proteção a Dengue, e ele reforçou a importância de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “Devemos continuar cuidando para eliminar os criadouros para eliminarmos de vez essa epidemia da dengue”, orientou Freire.