Alunos da Faculdade de Medicina atendem assistidos na Casa de Passagem
Adelaide Lavanini - 10 de junho de 2024
Alunos da Faculdade de Medicina atendem assistidos na Casa de Passagem
Compartilhar
Alunos da Faculdade de Medicina (FACISB) promoveram atendimento para assistidos da Casa de Passagem. A iniciativa integra as ações do Projeto Manguinhos que visa auxiliar a população em situação de rua e fornecer acesso à atenção básica. O aluno Alexandre Mac Alpine Augusto é aluno do 9º período e preside o Projeto Manguinhos desde 2022.
Segundo ele, a ação na Casa de Passagem ofereceu atendimento médico aos assistidos e pessoas abordadas na cidade. “A intenção dos atendimentos é ouvir as queixas mais agudas e resolver, já que as queixas crônicas são encaminhadas para o postinho dos Los Angeles e as mais graves para UPA ou Santa Casa”, disse. O médico Marcelo Almeida Freire é formado pela FACISB participou do projeto durante a graduação e permanece no auxílio. “O projeto é essencial para a população, principalmente para aqueles que têm mais dificuldade de acesso ao atendimento médico”, destacou médico. Durante o atendimento, os estudantes da FACISB distribuíram kits de higiene pessoal e promoveram um café da manhã com pães, bolos e sucos.
DEPOIMENTO: Luana de Oliveira tem 41 anos, é de Guaraci, mulher trans e usuária de crack desde os 14 anos. Ela procurou a Casa de Passagem em busca de ajuda para se internar em uma clínica de reabilitação. “Eu já passei por muita coisa na vida, morei na rua, fui presa 4 vezes e agora quero recomeçar, quero uma vida digna. Esse atendimento é muito gratificante e significativo para mim, esses estudantes e médicos se propõem a vir aqui para fazer o bem, isso não tem preço, sou muito grata”, afirmou.
GRATIDÃO: Para Jucileia Marim, técnica e coordenadora da Casa de Passagem, a parceria com a FACISB é muito importante. “O público que acolhemos é formado por pessoas que precisam deste tipo de atenção e estes estudantes são muito carinhosos e atenciosos. Estes futuros médicos sairão da faculdade com um olhar diferente para esse público”, observou.
APOIO: A Casa de Passagem tem estrutura para atender até 50 pessoas entre público flutuante e pessoas que permanece até 90 dias.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>