Barretos inicia agosto com cinco internações por dengue
luis.martins - 2 de agosto de 2024
Ações de combate à dengue devem envolver poder público e comunidade
Compartilhar
A secretaria municipal de Saúde informou que cinco pacientes estão internados na Santa Casa para tratamento de dengue, conforme boletim referente a de 2 de agosto.
O levantamento aponta que são quatro homens (com idade entre 15 e 76 anos) e um mulher (36 anos).
O total de casos no ano atinge 3.513, além de 72 suspeitos aguardando resultados de exames. Há também 103 casos de chikungunya.
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypt.
Trata-se de uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.