Comitê debate crise hídrica e estratégias para enfrentar estiagem
Adelaide Lavanini - 14 de agosto de 2024
Comitê debate crise hídrica e estratégias para enfrentar estiagem
Compartilhar
O Comitê da Bacia do Baixo Pardo/Grande debateu com autoridades locais e especialistas a crise hídrica que atinge Barretos e região. O secretário-executivo do Comitê, Cláudio Daher, ressaltou que os depoimentos e informações serão levados para Câmara Técnica de Planejamento. “Vamos elaborar um documento com todas as discussões para ser referendado na plenária do dia 27 de agosto”, disse.
Segundo Cláudio, é fundamental a preservação de APPs (áreas de preservação permanente) e das nascentes. “Os recursos hídricos são finitos e não conseguimos ter soluções milagrosas”, disse. Cláudio enfatizou que o período de longa estiagem preocupa, uma vez que não há previsão de chuva para os próximos dias. “Produtores rurais, empresas, irrigantes, serviços de água e população devem estar unidos para resolver esse problema”, afirmou.
SECA: O Estado de São Paulo viveu período de seca severa em 2014 que chegou a atingir o sistema Cantareira. Conforme o site “Somar Meteorologia”, ano passado choveu em Barretos 960, 7 milímetros. Neste ano, até agora foram registrados 415,9 milímetros sendo que nos meses de maio, junho e julho não houve registro de chuvas.