Esqueci minha senha
Bióloga defende união para diminuir prejuízos ambientais na zona rural

Roberto José - 14 de agosto de 2024

A bióloga Maria Inácia Macedo Freitas que é da Defesa Civil de Colômbia participou da reunião no Sindicato RURAL que debateu a implantação do Plano de Ação Mútua no combate aos incêndios em Barretos e região. Para ela, é necessário a mobilização da sociedade civil, do Sindicato Rural e das defesas

Maria Inácia Macedo Freitas da Defesa Civil de Colômbia Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


A bióloga Maria Inácia Macedo Freitas que é da Defesa Civil de Colômbia participou da reunião no Sindicato Rural que debateu a implantação do Plano de Ação Mútua no combate aos incêndios em Barretos e região. Para ela, é necessário a mobilização da sociedade civil, do Sindicato Rural e das defesas civil de Barretos, Colina, Colômbia e Jaborandi. “Nós somos um bloco só, o fogo não tem fronteira, ele sai do município de Colômbia passa para Barretos e assim por diante. E hoje temos que entender, que todas essas cidades, os recursos econômicos vem da zona rural, ou seja, o PIB da nossa região vem da zona rural”, afirmou Maria Inácia.

CADASTRO AMBIENTAL

A bióloga e integrante da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas, disse que vem alertando os produtores sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que é a identidade da propriedade, que aponta o que ela tem, onde estão as suas matas e suas áreas de uso consolidado. “Quanto se tem um dano ambiental, isso pode ser judicializado, porque tanto a Polícia Ambiental e o Ministério Público estão fiscalizando. Essa degradação ambiental pode se tornar uma ação civil pública e constar no CAR o dano ambiental, que é tudo monitorado via satélite e se danificadas as áreas, existe o crime ambiental”, afirmou Maria Inácia.