Campanha da OAB na Festa do Peão aborda combate à violência contra mulher
Adelaide Lavanini - 21 de agosto de 2024
Campanha da OAB na Festa do Peão aborda combate à violência contra mulher
Compartilhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a OAB Barretos promove campanhas de conscientização na Festa do Peão de Barretos. A parceria nasceu de Os Independentes e ganhou o apoio da OAB São Paulo e CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Neste ano, a campanha aborda o tema “Barretos Diz Não À Violência Contra A Mulher”.
A presidente da OAB Barretos, Arany L’Apiccirella, conta que a ideia de estar presente no maior evento da cidade surgiu já no início de seu mandato. “Nós da diretoria sabíamos que era necessário fazer a diferença ao redor, ter uma atuação mais próxima dos advogados e advogadas, e o cenário da Festa do Peão é um dos mais propícios para discussão desses grandes temas”, disse. A presidente lembrou o papel social de Os Independentes. “A Associação abriu as portas para que pudéssemos disseminar nossas mensagens, um marco na história da Festa de Barretos e da OAB no estado de São Paulo”, comentou.
Um filme sobre a campanha é reproduzido todos os dias nos painéis de led da arena. Pelo Parque do Peão, estão espalhados front lights, outdoors iluminados, com as imagens oficiais da campanha, que se repetem em cartazes impressos afixados em pontos estratégicos na Praça de Alimentação e em lojas da Feira Comercial.
A vice-presidente da OAB Barretos, Priscila Sanches, ressalta que propor uma mudança de comportamento da sociedade é sempre muito desafiador, mas precisa ser feito. “A legislação brasileira caminhou no sentido de combater atos criminosos, como discriminação, homofobia e violência contra a mulher, mas a lei, apenas, não basta; é preciso um trabalho de conscientização das pessoas, e é nesse sentido que atuamos fortemente, não só com as campanhas na Festa do Peão, mas com a participação ativa em eventos de inclusão, palestras, ações com ONGs, bem como dizendo sim todas as vezes em que somos convidados a nos posicionar”, finalizou.