Rede Mundial de Oração com o Papa – AGOSTO – Intenção do Mês
Diocese de Barretos - 1 de setembro de 2024
Rede Mundial de Oração com o Papa – AGOSTO – Intenção do Mês
Compartilhar
PELO GRITO DA TERRA
“Rezemos para que cada um de nós escute com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes naturais e das mudanças climáticas, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos”.
(Por: Pe. Lucas Reis Pereira, São Lourenço Mártir - MG
Estimados irmãos e irmãs da Rede Mundial de Oração do Papa, é mês de setembro, mês da Bíblia, mês da primavera. Neste mês tão querido, o Papa nos convida a um forte clamor e ação pelo grito da Terra.
Muitos que não compreendem as metáforas, comparações, podem querer distorcer o sentido de tudo isso. Na verdade, o Papa nos chama a atenção para o legado do livro do Gênesis: “E Deus disse aos homens: ´Enchei a Terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar e sobre todos os animais” (Gn 1,28). Isto é, Deus nos deu a realeza: o homem é um rei. É quem domina. Mas a dominação requer e pressupõe o cuidado, pois o homem não pode dominar a Terra como um bárbaro, mas antes como um adestrador, que com paciência e carinho vai colocando tudo no seu lugar.
O grito da Terra é justamente essa metáfora para dizer que o homem está abusando de seu poder sobre a natureza, fazendo com que a ordem das coisas se inverta, como as estações, e aconteçam catástrofes como vimos no mês de maio no Rio Grande do Sul. Escutar o grito da Terra é também escutar o grito de tanta gente que perdeu e perde tudo diante das catástrofes ditas naturais.
Quem não se comoveu diante das famílias que perderam e perdem tudo nas idas e vindas das adversidades naturais?
Nossa Igreja tem muito mais do que orações para oferecer ; podemos unir nossas mãos e socorrer. Vistamos o avental da quinta-feira santa e façamos o serviço da caridade que o Senhor nos pediu.
Pois, caso contrário, nem sequer um mundo deixaremos para aqueles que vierem depois de nós.