Municípios mobilizam-se em ações emergenciais contra queimadas
luis.martins - 27 de agosto de 2024
Queimadas atingiram áreas também do município de Barretos e mobilizaram equipes de combate a incêndios
Compartilhar
Prefeituras de Barretos, Bebedouro e Guaíra adotam novas medidas
Os incêndios que atingiram grandes áreas em cidades paulistas nos últimos dias causaram prejuízos e colocaram em risco milhares de pessoas. Além das condições climáticas e danos à saúde, há também a suspeita de que alguns deles tenham sido provocados intencionalmente. Por isso, a polícia abriu uma série de investigações.
“Com a umidade baixa, o vento pode espalhar o fogo rapidamente. Por isso, nesta época do ano precisamos que a população redobre a atenção, colabore para evitar queimadas e acione a Defesa Civil se necessário”, destaca o secretário municipal Edson Costa.
Em caso de incêndios, a orientação é comunicar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A ligação é gratuita e ambos os serviços atendem 24 horas.
REGIÃO
Em Bebedouro, outro município muito afetado pelas queimadas nos últimos dias, o prefeito Lucas Seren, assinou decreto emergencial para o combate ao aumento alarmante dos focos de incêndio.
Entre as principais medidas adotadas está o reforço no sistema de saúde, com a ampliação de leitos e a contratação de mais médicos e enfermeiros, visando atender possíveis internações causadas por doenças respiratórias decorrentes da fumaça.
A Defesa Civil foi acionada para organizar a captação de água em pontos estratégicos, juntamente com o Serviço de Água, facilitando a disponibilização de equipamentos e recursos tanto na cidade quanto na região, caso necessário. A prefeitura anunciou a utilização de drones, em parceria com a Coopercitrus, para identificar e monitorar os focos de incêndio em tempo real, agilizando o combate.
O prefeito também solicitou ao governo paulista, a disponibilização de equipamentos adicionais para auxiliar nas operações de combate aos incêndios.
GUAÍRA
A prefeitura de Guaíra também definiu ações preventivas de combate e de mitigação dos efeitos de incêndios florestais, em plantações e áreas urbanas. O prefeito Antonio Manoel da Silva Júnior lembrou que, embora Guaíra não esteja entre os 48 municípios incluídos no decreto estadual de situação de emergência, a cidade também foi gravemente afetada pelos incêndios e tempestade de poeira ocorridos no último final de semana.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>