Esqueci minha senha
Projeto incentiva pacientes e acompanhantes a descobrirem talentos

Adelaide Lavanini - 28 de agosto de 2024

Compartilhar


O projeto “Arte na Chita” incentiva pacientes e acompanhantes do Hospital de Amor a descobrirem talentos. As peças com bordados exclusivos permanecem em exposição até o dia 31 de agosto, no North Shopping. A iniciativa do Instituto Sociocultural do HA tem parceria com o projeto “Flor de Chita” coordenado pela jornalista e bordadeira Evacira Coraspe.

Evacira Coraspe


“A proposta é do bordado terapêutico para buscar o autoconhecimento, relaxamento, alívio das dores e das tensões para deixar fluir as habilidades”, disse. As aulas acontecem no Alojamento Lar de Amor, toda sexta-feira e sábado e promovem verdadeiras terapias em grupos. “A produção teve início em dezembro de 2023 e buscamos esse processo intermediário de cura, de descobrir a potencialidade feminina em cada peça, de distanciar da doença e ter momentos felizes”, destacou Evacira.

Aline Dias


A jornalista também relata os efeitos da terapia pela arte como forma de reorganização emocional e aliada contra angústia, medo e depressão. “Estar aqui é emocionante com apoio do Instituto que enxerga todas as possibilidades do ser humano e proporciona contar tantas histórias especiais”, afirmou. Todas as peças em exposição estão catalogadas com o nome da artesã e o pix. São corações, chapéus, carteiras, pesos de portas, suportes para livros, quadros, almofadas, bolsas e outras obras inéditas. O dinheiro é enviado diretamente para quem produziu ter uma renda extra.

Apoio

A coordenadora do Instituto Sociocultural, Aline Dias, comentou que o objetivo é humanizar os processos de tratamento. “O Projeto Flor de Chita tem sido importante para nossas pacientes tirarem o foco da dor e do sofrimento e conhecerem esse lindo universo do bordado”, comentou.

União

A professora Nanci Cardoso Dias disse que as oficinas são voltadas para quem sabe ou nunca teve contato com o bordado. “Só ensinamos o ponto e cada uma desenvolve conforme sua criatividade, com as cores que escolhem e tem sido um trabalho maravilhoso onde aprendemos mais do que ensinamos”, finalizou.

Nanci Cardoso Dias
https://youtu.be/EGtiRwfFICs