Esqueci minha senha
A extraordinária Festa de Os Independentes

O Diário - 31 de agosto de 2024

A extraordinária Festa de Os Independentes

A extraordinária Festa de Os Independentes

Compartilhar


A Festa de Os Independentes é grande, única e maravilhosa. Nunca será perfeita, porque é impossível nota 100 para touro e competidor. Como é 50 para cada lado, um competidor extraordinário talvez possa chegar a nota máxima, mas o touro tem um defeito, que é o de não derrubar o atleta. Um touro extraordinário pode chegar a nota máxima, mas então é o competidor que não vai chegar a marca máxima.

Mais do que uma lógica matemática, uma dialética filosófica ou um dilema dos prisioneiros na teoria dos jogos, a festa do rodeio é regida pela lei da imprevisibilidade. Tudo pode acontecer em 8 segundos.  A viola de Xororó pifar, faltar água nos banheiros, mexicano cair uma só vez, mas bem na final, a truculência da PM na cidade, a vaia no Lula provocada por animador de rodeio, descumprimento de horário no domingo, cancelamento de cantor por crise de ansiedade e internação de outro depois de show, a eliminação de Kaique José por não abrir porteira para o touro na final da LNR. Nebuloso era o touro da Califórnia. Nada é impossível.

Mais do que um evento barretense com a cara e a alma brasileira, a Festa de Os Independentes 2024 foi abençoada por São Pedro no domingo, pela montaria 91,75 de Riquelme Silva no touro Comentado, pela palestra iluminada de Deivid Leonardo no Estádio, o show internacional de Cody Johnson, a energia de Ana Castela e o carisma de Cesar Menotti e Fabiano. A valorização do hino da Festa – Gento Gelado – de Bezerra de Menezes. A vitória no rodeio cutiano de Luiz Henrique de Almeida, com 91,75 pontos, montado a égua Justiceira. Rogério Valêncio levou o título nacional da PBR.

Everton Natan da Silva é o nome certo para resumir a história da Festa de Os Independentes 2024. Paulista de Viradouro parou em Trinca Ferro, Tornado, Nevoeiro e descartou 77,50 do touro Fasta Fasta. Saiu então em Cafú para obter 88,75 pontos. O desafio final foi contra Paralelo, touro do Zeca da Juína. Depois de 8 segundos obteve nota 86 e acumulou 436,75 pontos. Campeão do rodeio internacional de Barretos 2024.