Esqueci minha senha
Balanço aponta 420 propriedades afetadas com as queimadas na região de Barretos

Roberto José - 31 de agosto de 2024

O incêndio que atingiu o estado de São Paulo no último dia 23 de agosto atingiu em todo o estado de São Paulo 8.049 propriedades rurais impactando um área de 481.290 hectares, e formação de pluma de fumaça que atingiu um área estimada de 17,3 milhões de hectares conforme dados apurados pela FUNDAG, CATI, APTA e IAC – Instituto Agronômico.

Incêndio registrado na reigão

Compartilhar


Olímpia foi a cidade mais atingida com 178 propriedades queimadas

O incêndio que atingiu o estado de São Paulo no último dia 23 de agosto registrou em todo o estado de São Paulo  8.049 propriedades rurais impactando uma área de 481.290 hectares, e formação de  pluma de fumaça que atingiu um área estimada de 17,3 milhões de hectares conforme dados apurados pela FUNDAG, CATI, APTA e IAC – Instituto Agronômico. Na região de Barretos, 420 propriedades foram atingidas pelas queimadas, com destaque para Olímpia com 178 propriedades atingidas, seguida de Pitangueiras com 66, Guaraci 35, Altair 34 e Barretos 26.

Segundos os órgãos que elaboraram o documento, o  elevado número de focos de incêndio, trouxe efeitos devastadores ao setor agropecuário, à fauna e flora silvestres, e à população em geral, com plumas de fumaça cobrindo os céus. Inclusive, as  condições de risco elevado de incêndio eram ressaltadas desde maio nos boletins. Com temperaturas máximas absolutas chegando a 47°C, umidades relativas mínimas absolutas chegando a menos de 14%, estiagem com mais de 100 dias para certas localidades, e ventos fortes de entrada de frente fria, os focos de incêndio se alastraram com grande velocidade e intensidade.

Dados apontados na pesquisa