Esqueci minha senha
Filhote de onça-parda é encontrado ferido é encaminhado ao Zoológico Municipal de Guaíra

luis.nascimento - 2 de setembro de 2024

Compartilhar


A Polícia Militar Ambiental realizou na manhã de segunda-feira (2), a destinação de um filhote de onça-parda, ao Zoológico Municipal de Guaíra.

O animal foi resgatado por funcionários de uma usina na área rural de São Joaquim da Barra, após ser encontrado ferido em um dos membros de locomoção, e foi encaminhado ao zoológico, para o devido cuidado veterinário.

A Polícia Ambiental confirmou que devido à grande proporção de incêndios que atingiram as áreas rurais, principalmente de vegetação nativa, em São Joaquim da Barra e municípios vizinhos, a fauna silvestre foi diretamente afetada.

Os incêndios causaram fuga dos animais de seu habitat natural, levando-os a buscar refúgio em áreas atingidas pelo fogo ou em áreas cultivadas com cana-de-açúcar e outras culturas.

      Em um desses incidentes, o filhote de onça-parda se afastou dos demais de sua espécie e acabou machucando.

Nós recebemos por intermédio da Polícia Ambiental, esse filhote de onça-parda, recém-nascido praticamente, que é mais uma vítima dos incêndios. Provavelmente em fuga de incêndio, esse animal foi atropelado. Infelizmente um outro filhote veio a óbito no local, e a mãe fugiu. Então como nós somos um zoológico, e somos o local mais próximo de atendimento do local, onde esse animal foi encontrado, a Polícia Ambiental nos encaminhou para que nós pudéssemos dar os primeiros socorros. Nós já começamos o atendimento dele, ele  tá com a medicação para dor e dá pra ver uma laceração bem profunda, em membro anterior, provavelmente tem uma fratura aqui, e vamos fazer de tudo para tentar recuperar esse animal. É mais uma vítima, tanto das queimadas como das ações humanas, agricultura mecanizada e nós estamos aqui no papel de conservação, de tentar fazer que esse animal se recupere, mas infelizmente é mais uma vítima das ações humanas, que provavelmente irá para cativeiro. Um filhote tão jovem assim, muito dificilmente conseguirá retornar para o ambiente natural. Esse é o nosso trabalho também, enquanto zoológico, auxiliar no resgate, cuidar desses animais, encaminhar para outras instituições em caso de soltura, e manter em cativeiro infelizmente os animais que não conseguem serem destinados para soltura”, confirmou a bióloga Ana Paula Chaves.

A diretora de meio ambiente, Estefane Siqueira informou o filhote de onça será encaminhado para Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) de Ribeirão Preto. “ Esse animal, vai para o Cetras de Ribeirão Preto, aos cuidados do veterinário que atende o zoológico de Guaíra e o zoológico de Ribeirão também, para fazer o primeiro atendimento, imagem de raio x, para que esse animal seja atendido e posteriormente vai retornar ao nosso zoológico para permanecer em cativeiro”, informou.

Equipe da Polícia Ambiental entregou o filho de onça aos cuidados da direção do zoológico

https://youtu.be/TlVarvkAW38

Filhote de onça - parda foi encontrado ferido em área rural (divulgação)