Esqueci minha senha
Peregrinos da esperança na agenda local

O Diário - 5 de setembro de 2024

Peregrinos da esperança na agenda local

Peregrinos da esperança na agenda local

Compartilhar


A igreja celebra em 2025 o ano jubilar de Cristo. O Papa Francisco fixou o tema: peregrinos da esperança. O título da bula do santo padre enfatiza que “a esperança não confunde”. O primeiro sinal da esperança é a paz. O sucessor de Pedro pede que o “futuro possa ser “marcado pelo sorriso de tantos meninos e meninas que, em muitas partes do mundo, venham encher os demasiados berços vazios”.

A temática de Peregrinos da Esperança foca o apelo à natividade, “sinais tangíveis de esperança” para os presos, para os doentes e incentivo aos jovens. Esperança para migrantes e pobres.

O Papa Francisco afirmou que o próximo Jubileu há de ser um Ano Santo caracterizado pela esperança que não conhece ocaso, a esperança em Deus. E desejou que este tempo seja oportunidade para “reencontrar a confiança necessária”, tanto na Igreja como na sociedade, no relacionamento interpessoal, nas relações internacionais, na promoção da dignidade de cada pessoa e no respeito pela criação.

- “Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam. Possa a nossa vida dizer-lhes: ‘Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor’, destacou o salmo 27,24

O santo padre assinalou que “a força da esperança encha o nosso presente, aguardando com confiança o regresso do Senhor Jesus Cristo, a Quem é devido o louvor e a glória agora e nos séculos futuros”. Amor é o maior indicador da esperança, acrescentou.

A diocese de Barretos abre o ano santo em 29 dezembro de 2024, conforme determinação da bula do Vaticano. Antes, porém, no próximo dia 6 de outubro, todo cidadão e cidadã – independente de credo religioso – há de ser um “peregrino da esperança”, participando de maneira livre e democrática das eleições municipais.