Dia da Pátria e a eleição municipal
O Diário - 7 de setembro de 2024
Dia da Pátria e a eleição municipal
Compartilhar
O eleitor e a eleitora barretenses celebram o 7 de setembro de 2024 com um grande desafio local. A festa da pátria chama especial atenção para o exercício da cidadania plena, a partir da decisão de escolher o representante para o legislativo.
- O voto para a edilidade ganhou novo sentido político e administrativo, com o fortalecimento do cargo, as emendas impositivas e participação na gestão pública.
O cuidado do votante barretense é ainda maior, porque é preciso levar para a “urna eleitoral” o número do candidato e não apenas o nome ou apelido. É preciso digitar o número e depois “confirmar”.
Barretos tem uma lista de 266 postulantes ao parlamento. Eletricista, delegada, segurança, farmacêutico, corretor, borracheiro, maestro e adestrador estão na lista. Gordo, índio, japonês, perigoso, safadão, preta, capixaba, gamba, cordeiro e tubarão integram a relação. Há apelidos compostos e abreviados. Alguns ligados a atividade, a função ou posição. O barretense tem a tarefa de identificar seu candidato ou candidata pelo número. O nome ou apelido serve para a campanha eleitoral e de marketing. A identificação na urna é sempre pelo número estabelecido no registro na Justiça Eleitoral.
O mesmo sistema numérico é observado no caso da disputa pelo executivo. São três postulantes na sucessão de Paula Lemos, com seus números 10, 11 e 27.
A celebração de cada 7 de setembro exalta o civismo e a cidadania, deve fomentar igualmente o bairrismo e a democracia, utilizando a data para refletir o papel pessoal de cada um dentro do país e de sua cidade. 7 de setembro é um convite a despertar a consciência interior e social para a festa do dia 6 de outubro.