Instalação de câmeras de monitoramento deve ser concluída até fim do mês
luis.martins - 8 de setembro de 2024
Região dos Lagos é um pontos que ganharam câmeras de monitoramento (Foto: O Diário de Barretos)
Compartilhar
Consórcio também já substituiu 90% das lâmpadas do perímetro urbano de Barretos
A cidade de Barretos é monitorada desde o mês de julho com câmeras instaladas em pontos estratégicos, conforme orientações das equipes das Polícias Militar e Civil.
Das 84 câmeras previstas no projeto do Consórcio Barretos Inteligente, estão em funcionamento 77 pontos, incluindo todas as entradas e saídas da cidade, praças e repartições públicas.
“Estamos finalizando neste mês de setembro a instalação das 84 câmeras de segurança previstas no nosso contrato. Sempre frisando que não são câmeras de multas, e sim elas fotografam as placas de todos dos veículos que passam naquelas vias e caso tenha algum BO ou algum evento, o Centro de Controle Operacional (CCO) já fica sabendo”, explica José Gimenes, diretor de Operações da Barretos Inteligente.
De acordo com ele, as imagens são gravadas 24 horas e ficam disponíveis no CCO por 30 dias. O sistema em breve estará interligado ao software “Detecta” do governo de São Paulo. Outra novidade, segundo Gimenes, é a oportunidade de fornecimento de imagens pela população barretense de suas câmeras particulares para o CCO. “Qualquer munícipe pode entrar em contato diretamente com a Prefeitura, mas é uma disponibilização de segurança”, explicou.
ILUMINAÇÃO
Com relação a iluminação pública, o diretor do Consórcio Barretos Inteligente disse que o trabalho registra cobertura de 90% das vias públicas da cidade, restando apenas as praças para a substituição das lâmpadas tradicionais pelas com tecnologia LED. Quando estiver concluído 100%, representará cerca de 76% de economia de energia nos 23 mil pontos de luz existentes. “Caminhamos bem com esse projeto. Você pode andar pelas vias públicas e são raras encontrar postes com lâmpadas apagadas”, disse Gimenes. Atualmente, segundo o consórcio, o número de chamados passou de mais de 1.000 por mês de lâmpadas apagadas há 7 meses e atualmente caiu para cerca de 250 chamados/mês em pontos que não foram trocadas as lâmpadas.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>