Esqueci minha senha
Deus não pode tudo, porque só pode o que Ele quer

Diocese de Barretos - 10 de setembro de 2024

Deus não pode tudo, porque só pode o que Ele quer

Deus não pode tudo, porque só pode o que Ele quer

Compartilhar


(Por: Diácono Lombardi) 

Os meteorologistas já estão nos avisando que o calor no verão, que vai começar em dezembro, vai muito intenso. Assim, muita gente vai “morrer de calor” de verdade, e não apenas como uma expressão de linguagem.

O custos da energia elétrica já está subindo, devido à escassez de água. Já tem rios secando. De fato, é preciso rezar muito pedindo chuvas, e pessoas mais devotas retomam a tradição de molharem cruzeiros, clamando pela misericórdia divina.

As queimadas em canaviais e matas, principalmente amazônicas e pantaneiras, já estão a nos assustar, causando prejuízos enormes que, certamente, farão a inflação anual aumentar, São apenas amostras do que vem acontecendo nos biomas brasileiros – mata atlântica, terras amazônicas, cerrados, pantanal –, mas sem dúvida em centenas de países por este mundo afora.

Governos autoritários, tirânicos, não estão nem aí. Provocam genocídios de todos os tipos, dizimando, derrubando, destruindo, mutilando, lançando mão dos artifícios mais letais que as brilhantes mentes de cientistas do mal, agora tendo ao seu dispor o auxílio de uma nova deusa denominada de IA, conseguem inventar e produzir.

Alguém, no obscurantismo de sua ingenuidade, ainda levanta os olhos para os céus, como que a encarar Deus, o Criador, demonstrando, porém, todo respeito, e pergunta: por que, Senhor, não intervéns? Por que permitis tanta desgraça? Estarias preparando o fim de tudo, apocalíptico? É este o teu desejo, a tua santa vontade?

Mas é preciso esclarecer: Deus não pode intervir. Ele tem que permitir que os homens consigam destruir o planeta, que Ele criou com tão boas intenções! Não, não é Ele que está preparando o «fim do mundo» terreno e, aliás, isso nem é preciso que o faça.

Quando vamos até o livro do Gênesis, vamos ler (cf. Gn 1,26-31) que Deus, depois de terminar sua obra, entregou-a totalmente ao Ser Humano, dando-lhe toda a autoridade para administrá-la, com toda LI-BER-DA-DE. Com certeza já sabia tudo o que iria acontecer, pois, onisciente, conhece o interior de todas as suas criaturas, inclusive a soberba e o orgulho do Ser que encarregou de tão complicada missão.

Com tal poder, o bicho Homem, alimentado pelos frutos da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, acreditando ser deus, ao longo dos séculos extrapolou dos seus encargos, e passou a destruir o Paraíso Terrestre com toda sorte de atos imbecis, com guerras, ganância e ambições desmedidas. Deu no que deu. Estamos no século XXI sofrendo as consequências de tanta insanidade milenar.

Deus não pode fazer nada. Porque Ele não pode ser contra Ele mesmo. Se ele deu o dom da Liberdade ao Ser Humano, Ele respeita o seu uso, por pior que se torne. Os atuais administradores, movidos pelos mesmos vícios de seus ancestrais, estão de fato a preparar um futuro próximo do planeta assustador.