Esqueci minha senha
Novas diretrizes para enfrentamento da piora da qualidade do ar

luis.martins - 11 de setembro de 2024

Fumaça de queimadas piora a qualidade do ar (Foto: O Diário de Barretos)

Fumaça de queimadas piora a qualidade do ar (Foto: O Diário de Barretos)

Compartilhar


Diante do cenário de tempo seco, ocorrência de incêndios e piora na qualidade do ar, o Governo de São Paulo divulgou novas orientações em saúde e diretrizes para todo o estado.

A principal recomendação em saúde é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água. Entre as medidas anunciadas, a Cetesb suspendeu temporariamente as autorizações de queima no estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo. As duas únicas exceções são para a implantação de aceiros que evitem a propagação do fogo; e para casos de finalidade fitossanitária solicitados diretamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

RISCO

Segundo o Mapa de Risco de Incêndio do Estado, há nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista até o próximo sábado (14). O gabinete de crise montado pela gestão estadual no Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil segue mobilizado no monitoramento e coordenação das ações de prevenção e combate aos incêndios.

REGIÕES

Para as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem ficar na casa dos 38 °C, com umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 39 ºC, com URA abaixo dos 25%. Nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, temperaturas máximas de 34 °C com URA abaixo dos 25%. Em Franca, Barretos e Ribeirão Preto, onde se concentraram a maior parte dos focos de queimadas desde a segunda quinzena de agosto, as temperaturas máximas podem atingir os 36 °C, com umidade abaixo dos 25%. Confira as principais recomendações para enfrentar tais condições climáticas:

- evitar atividades físicas ao ar livre;
- aumentar o consumo de água e líquidos para manter a hidratação do organismo e das vias aéreas;
- manter portas e janelas fechadas, para reduzir a entrada de partículas de fora para dentro das residências;
- em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é de, quando sair de casa, utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente.

GRUPOS

Crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima, assim como pessoas com comorbidades, as quais devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios.