Esqueci minha senha
O debate dos candidatos no Chão Preto

O Diário - 14 de setembro de 2024

O debate dos candidatos no Chão Preto

O debate dos candidatos no Chão Preto

Compartilhar


Candidata e candidatos ao executivo participam no próximo sábado, 21 de setembro, do debate eleitoral 2024 no Centro de Informações e Cultura dom José de Mattos Pereira. O debate será transmitido ao vivo pelas emissoras e redes sociais da Organização Monteiro de Barros, com previsão de 1h20 de duração.

O diretor geral Marcelo Monteiro alinhou as regras com as equipes dos candidatos, estruturou com o grupo técnico as questões tecnológicas e vai contar com apoio de profissionais de TI e vídeo da TV Independente de Rio Preto.

Os programas eleitorais perderam muito da força dos pleitos passados, abrindo oportunidades para que as sabatinas e o debates ofereçam ao eleitor um leque mais amplo, claro e esclarecedor de propostas de governo e gestão. O debate tem proporcionado um ponto ainda mais direto, permitindo identificação objetiva para o eleitor. O programa eleitoral parece feito para a “própria torcida”, para atender a demanda do eleitor já definido. O debate tende a revelar o “perfil do candidato”, superando apenas a postura de torcedor, alargando a percepção do eleitor sobre aptidão para o cargo.

Particularmente, os debates na capital paulista têm afetado as pesquisas eleitorais. Primeiro, porque a “ansiedade” dos mediadores e jornalistas têm oferecido confronto em favor do candidato. A mudança é notória. Antes, a sutileza da pergunta era avassaladora. Agora, a virulência violenta da pergunta faz o candidato ter oportunidade de ser “visto como vítima” da mídia. Segundo, o confronto é ideológico e envolve além da esfera municipal também estadual e nacional.

O caso barretense não tem este viés de tensão e exibicionismo. A presença mediadora do jornalista Luís Otávio Martins amplia a confiabilidade, a imparcialidade e a maturidade do debate agendado. Como envolve rádio, internet e jornal impresso, postulantes ao cargo na sucessão de Paula Lemos têm indicativos para fazer avançar a democracia em Barretos.