Esqueci minha senha
Um clima pior e uma safra menor

O Diário - 17 de setembro de 2024

Um clima pior e uma safra menor

Um clima pior e uma safra menor

Compartilhar


O risco e a incerteza incidente nos negócios agropecuários estão intrinsecamente vinculados a variável clima. Os dados da secretaria da agricultura e da Cohab mostram que as culturas de café, laranja, cana-de-açúcar, pastagens – inclusive na região de Barretos – foram afetadas.

- A elevação da temperatura média é uma realidade para todo o território paulista. Dados sistematizados por pesquisadores confirmam o tema. O aumento da temperatura trouxe repercussões sobre o melhor período para início do plantio, incrementando o risco envolvido na atividade.

O produtor rural sentiu que a ocorrência de anomalia climática no último trimestre de 2023, com altas temperaturas e escassez de precipitações, provocou atrasos no plantio das lavouras anuais (com eventuais replantios decorrente de veranicos) e na condução das perenes.

O mapeamento paulista confirmou o agravamento em intensidade da estiagem, com progressivo avanço dos municípios classificados como moderadamente seco, para severamente e extremamente seco. O contexto é agravado, conforme levantamento do INPE, mostrando que o número de focos de queimadas no estado de São Paulo tem se situado acima da média calculada para os últimos 27 anos.

Os relatórios finais da safra regional 2024 não foram apresentados. Os mais recentes dados indicam que a produção de cana de açúcar soma 30.692.020 toneladas em 410.097 hectares. A safra estadual está estimada em 428.057.628 toneladas, com 5.313.918 hectares. A produção regional de soja atinge 302,2 mil toneladas, a safra paulista de soja é de 2,568 milhões de toneladas e o resultado brasileiro de soja estimado em 1476,38 milhões de toneladas.