Tatiane defende mudanças na saúde e gestão eficiente do orçamento
Adelaide Lavanini - 17 de setembro de 2024
Compartilhar
Candidata a prefeita pretende reabrir Pronto-Socorro e implantar Poupatempo da Saúde
A candidata a prefeita Tatiane Muzetti (PSDB) participou da sabatina do Grupo Monteiro de Barros. A advogada defende mudanças na saúde, além de políticas públicas para mulheres, gestão eficiente do orçamento e projetos para solucionar a falta de água em Barretos. Acompanhe alguns trechos da entrevista no Programa O Diário News.
Políticas eficientes
Tatiane considera a necessidade de reestruturar o transporte público com planejamento, analisar e estudar o orçamento municipal, reorganizar a saúde pública inclusive com mais médicos para oferta de atendimento qualificado. Segundo ela, há necessidade de cortar gastos e rever contratos. “Existem muitas pessoas se aproveitando da máquina pública e esses excessos precisam ser cortados”, disse.
Problema da água
A candidata disse que no curto prazo a solução é captar água no Rio das Pedras (obra ainda não finalizada), além do barramento no Córrego do Pitangueiras. No meio e longo prazo, a meta é captar água no Rio Pardo ou Rio Grande, através de financiamentos no governo estadual e federal e parcerias público-privadas.
Análise do Orçamento, Instituto e Prefeitura
Em sua análise, o orçamento de R$ 1,1 bilhão previsto para 2025 precisa ser utilizado com eficiência. “O orçamento tem 42% de comprometimento com folha de pagamento e o gestor necessita gastar com o que realmente vai dar apoio e serviços de qualidade para a população”, comentou. Sobre o Instituto, Tatiane considera a necessidade de analisar contratos, juros, parcelamentos, impacto no orçamento municipal e honrar com todos os compromissos financeiros. Quanto à construção da nova prefeitura, Tatiane é contra e defende a mudança dos serviços municipais para o antigo Vocacional. “O prédio precisa de adequações, mas compensa fazer reformas para acabar com o aluguel atual”, afirmou.
Gestão do lixo
Tatiane declarou a necessidade de olhar para a questão da sustentabilidade, reorganizar a coletiva seletiva com serviços de qualidade e que atendam às regras da política sustentável. “As pessoas que trabalham com recicláveis estão desamparadas, existe uma usina, mas que não ampara esses colaboradores”, afirmou. A respeito do SAAE, a candidata descartou o modelo de concessão aplicado no governo do Estado.
Vivência na cidade
Tatiane Muzetti confirmou que mantém residência em Palestina e Barretos. No entanto, tem em Barretos domicílio eleitoral, escritório de advocacia e sua família. “Eu conheço os problemas da cidade, eu e meus pais sempre participamos ativamente da vida política e minhas irmãs desenvolvem trabalho social”, afirmou. A candidata citou que é parceira da AMA (Associação Amigos do Autista) e que dedicará seu tempo e estudo para mudar a realidade de Barretos.
Projetos para saúde e mulheres
Neste setor, a proposta é reabrir o Pronto-Socorro Adulto e Infantil na Santa Casa, implantar o Poupatempo da Saúde no Novo Postão e recontratar os médicos veteranos para darem agilidade aos atendimentos e zerar filas de cirurgias. “Se não for possível reabrir o Pronto-Socorro na Santa Casa temos um prédio na Avenida 25, mas tudo será conversado com ética e respeito ao atual gestor”. Para as mulheres, as iniciativas contemplam apoio às mães solo, adequação de horário das creches, melhorar centros de apoio às vítimas de violência e estudar a possibilidade de uma clínica de reabilitação feminina. “Queremos trazer a pacificação e união com ataque aos problemas e não às pessoas”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>