Esqueci minha senha
Cartório prepara urnas e juiz reforça integridade do processo eleitoral

Adelaide Lavanini - 26 de setembro de 2024

Compartilhar


As urnas eletrônicas que serão usadas em Barretos e Colômbia na eleição de 6 de outubro come­çaram a ser preparadas pela Justiça Eleitoral. A cerimônia de auditoria demonstrou o funcionamento dos equipamentos, cadastro de candidatos e lacres que garantem a segurança da votação. Estão cadastradas 256 seções em Barretos e 17 em Colômbia.


O juiz eleitoral Luiz Antônio Dela Marta destacou que a cerimônia pública atesta a lisura das eleições. “Nosso objetivo é dar transparência e publicidade ao funcionamento da urna eletrônica e garantir a integridade do processo eleitoral”, disse. O magistrado declarou que os trâmites eleitorais estão dentro da normalidade com avaliação de demandas já esperadas e que chegam à Justiça Eleitoral. “São casos isolados, as eleições transcorrem naturalmente e estamos ansiosos para o dia 6 de outubro para que as pessoas possam exercer o sagrado direito do voto”, ponderou.

Transparência

A chefe do cartório, Alessandra Tamarozi, reforçou que após a auditoria outros trâmites acontecem até o dia da votação. “Além das questões processuais, os próximos passos são finalizar a carga e lacrar as urnas eletrônicas para que estejam funcionais no dia da eleição”, observou.

Atuação

A promotora eleitoral Adriana Nogueira Franco informou que o papel do Ministério Público é acompanhar todas as fases e zelar pelo cumprimento da legislação eleitoral. “No dia da eleição estaremos atuantes em Barretos e Colômbia para garantir ao eleitor o direito de votar”, disse.

https://youtu.be/bHrKN0Ez8SI