Esqueci minha senha
Rede Mundial de Oração com o Papa – OUTUBRO – Intenção do Mês

Diocese de Barretos - 1 de outubro de 2024

Rede Mundial de Oração com o Papa – OUTUBRO – Intenção do Mês

Rede Mundial de Oração com o Papa – OUTUBRO – Intenção do Mês

Compartilhar


"POR UMA MISSÃO COMUM"

"Rezemos para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um estilo de vida sinodal, como sinal de corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos"

            A Igreja realiza, neste mês de outubro, a segunda sessão do Sínodo dos Bispos em Roma. E o papa Francisco nos pede que rezemos pela sua eficácia. Preste atenção nos termos que ele usa: "de todas as formas". Significa que o "estilo de vida sinodal" deve ser buscado, posto em prática e vivido incondicionalmente: de todas as formas!

            Mas o que vem a ser esse "estilo de vida sinodal"? – É fundamental que se entenda isso como um "caminhar juntos": padres, diocesanos ou religiosos, e leigos! Todos juntos! Não apenas em teoria, como às vezes acontece, mas na prática, com "corresponsabilidade, participação e missão partilhada". É o texto como está bem cristalino nessa Intenção do Mês: rezemos, diariamente, "POR UMA MISSÃO COMUM".

            Rotineiramente tem acontecido que centenas de milhares de pessoas participem semanalmente das missas dominicais, se alimentando do pão da Palavra e do pão eucarístico, mas por inúmeras justificativas não abraçam essa missão, continuando a se acharem "leigas", como se estivessem por fora da comunhão eclesial, e deixando a missão para os integrantes da hierarquia. Isso não é caminhar juntos, esse estilo de vida não é sinodal e, portanto, ao invés de "missão", torna-se em "omissão".

            O Papa nos pede orações. Precisamos atender seu pedido. Mas de novo é preciso recomendar que a oração deve ser feita com fé, esperança e perseverança, pois de nada ela servirá se tornar-se uma oração vazia, em que se pede a Deus algo que nem a própria pessoa procura pôr em prática. Vivamos o estilo sinodal verdadeiramente!