Os desafios barretenses para 2025
O Diário - 7 de outubro de 2024
Os desafios barretenses para 2025
Compartilhar
A eleição – festa da democracia – definiu os vencedores para o executivo e 17 cadeiras legislativas. Agora, fim da festa, tem início o projetar, o planejar, o profetizar metas e objetivos, a partir de possibilidades e oportunidades.
A questão do saneamento básico – com foco no abastecimento de água – está na prioridade barretense. O processo de desenvolvimento municipal passa pelo fomento de unidades inovadoras, o apoio aos programas de estância turística e visão efetiva sobre emprego e renda.
O agronegócio barretense – envolvendo indústria e comércio – precisa de uma visão mais intensa e uma ação mais efetiva, para impulsionar inclusive o mercado de exportação e possibilitar novos resultados no mercado interno e regional.
A missão mais difícil a partir de 2025 será pavimentar a via política, sem desvios e sem barreiras, atenta a justiça social e o desenvolvimento econômico. A política da intolerância, do revanchismo e intransigência é sempre oportuna para o período de campanha eleitoral, fazendo muito mal porém no cotidiano da gestão pública. O exercício está em ampliar a capacidade de dialogar com todos, curar as feridas abertas e entender que o governo olha para toda comunidade e não apenas para o setor vencedor.
Há enorme expectativa no sucessor de Paula Lemos e os ocupantes das 17 cadeiras legislativas. O poder público deve preencher vagas de “confiança” e cargos de concurso público.
O barretense tem hoje um compromisso de acreditar em seus líderes eleitos. Ainda mais importante, porém, são os líderes eleitos acreditarem nos barretenses, dignificando toda a comunidade.