Esqueci minha senha
Que a nossa Padroeira do Brasil abençoe seu povo prodigamente!

Diocese de Barretos - 12 de outubro de 2024

Que a nossa Padroeira do Brasil abençoe seu povo prodigamente!

Que a nossa Padroeira do Brasil abençoe seu povo prodigamente!

Compartilhar


“Na segunda quinzena de outubro de 1717” – narra o Missal Romano – “três pescadores (Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves), ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Paraíba, SP, colheram primeiro o corpo, depois a cabeça da imagem negra de Nossa Senhora da Conceição, lugar denominado Porto do Itaguaçu.

Filipe Pedroso levou-a e a guardou até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório, onde colocou a imagem da Virgem, que ali permaneceu até 1743. Todos os sábados, a vizinhança se reunia no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora - com o nome de Nossa Senhora Aparecida - começou a divulgar-se. O Papa Pio Xi a declarou e proclamou Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1936”.

Outros dados: em 26 de julho de 1745, foi inaugurada a primeira Capela. Um novo templo, bem maior, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1888. A 8 de setembro de 1904, por decisão do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada e a 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de basílica menor.

O papa Paulo VI, no dia 5 de março de 1967, ofereceu a “Rosa de ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1972 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo papa João Paulo II a 4 de julho de 1980.

Em 2007, os bispos da América Latina e do Caribe, através de seus representantes, celebraram em Aparecida a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, aberta em maio pelo papa Bento XVI, da qual participou o então Cardeal de Buenos Aires, Jorge Mário Bergoglio - futuro Papa Francisco. Já como papa, Francisco esteve de novo em Aparecida em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ele que acabara de ser eleito em março. A Igreja deve receber como dom de Deus, através de Maria, toda a beleza, a riqueza e a luz presentes no Documento de Aparecida, divulgado nesse ano de 2013.

Hoje, por todo o Brasil, o povo católico celebra, em Cristo e por Cristo, sua Mãe na fé. Celebra sua Irmã maior da imensa família de Deus. Celebra a primeira discípula do seu próprio filho. Maria caminha conosco. Alimenta nossa esperança. Sustenta nossa fé. Impulsiona nossa caridade.

Que o povo brasileiro, unido a Maria, mãe de Jesus e da Igreja, sob título de Aparecida, padroeira do Brasil, não se descanse de buscar a verdade, trabalhar pela justiça, viver o amor e superar as divisões em vista de um país mais solidário e menos desigual.